Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.18 - 18h58

PCR participa de encontro de ex-residentes de comunidades terapêuticas no Dona Lindu

img_alt

Durante o evento promovido pela Fepect, em parceria com a Sepod Recife, os ex-usuários de drogas receberam certificados por terem conseguido superar a dependência química (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Mais de 500 pessoas, entre ex-residentes, familiares e profissionais que trabalham em comunidades terapêuticas (CTs), participaram, na noite dessa quarta-feira (22), no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, do 1º Encontro Pernambucano de Ex-Residentes de Comunidades Terapêuticas. O evento foi promovido pela Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas (Fepect), em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod). A programação constou de apresentação de um coral formado por ex-residentes e pronunciamentos de autoridades e de ex-usuários de drogas da capital e do interior de Pernambuco. Na ocasião, foram entregues certificados a todos que conseguiram superar a dependência química e conquistaram uma nova chance de vida com o apoio dessas instituições. 

O secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, exibiu um vídeo que explicava o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas - conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na capital pernambucana, com foco na prevenção ao uso e abuso de drogas, no cuidado com os usuários e na inserção social deles. Lançado em junho de 2017, o Sistema Mais é baseado em quatro pilares básicos, destacados pela palavra “Mais”: M de Mobilização, A de Acolhimento, I de Integração e S de Sistematização.

“Este é um momento muito especial para todos que trabalham nas CTs e principalmente para os ex-residentes, que tiveram suas vidas transformadas após conseguirem superar a dependência química. Quero lembrar que a Prefeitura vai continuar apoiando essas comunidades e todos que necessitam de assistência para superar o vício”, garantiu André Sena. Segundo o gestor, a Sepod vai promover, ainda este ano, um evento que capacitará mais de 50 comunidades terapêuticas, em Parceria com a Cruz Azul. E, até dezembro, será publicado um edital de chamamento público para credenciamento de comunidades terapêuticas. 

A ex-residente Maria de Fátima Inácio, de 74 anos, fez um dos testemunhos mais emocionantes da noite. “Eu vivia alcoolizada e era considerada doida, um caso perdido. Fui acolhida em Caruaru e hoje faço palestras em várias cidades contando um pouco da minha história de recuperação”.