Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 23.08.21 - 16h48

Reforço na fiscalização inibe aglomerações na Zona Norte do Recife

img_alt

Ação conjunta da Prefeitura do Recife e governo do Estado resultou em interdições e multas a estabelecimentos que desrespeitaram decreto estadual durante o final de semana. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O primeiro final de semana com reforço na fiscalização da Prefeitura do Recife e governo do Estado contra aglomerações na Zona Norte teve efeito positivo: não foram registradas as cenas de ajuntamentos em festas irregulares que iam até a manhã do dia seguinte, como ocorreu no bairro da Bomba do Hemetério no domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16). 

Dois estabelecimentos foram multados e interditados por descumprirem o que prevê o decreto estadual de restrições em função da pandemia: ambos funcionavam após o horário de 0h previsto na norma e desrespeitavam o limite de ocupantes, além de não exigirem o uso de máscaras. Outros seis foram notificados por irregularidades sanitárias ou relativas a licenças. Com relação a normas ambientais - licenças e limite de decibéis - foram 24 autuações. A CTTU realizou um total de 624 abordagens de trânsito, com 59 notificações e nove remoções. 

As equipes do poder público estiveram por três noites na Zona Norte. Pela Prefeitura, a operação contou com Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Procon, CTTU, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Procon atuaram pelo governo do Estado. A maior parte do efetivo se concentrou na Bomba do Hemetério, palco das festas irregulares nas ruas. Mas houve abordagens, vistorias a estabelecimentos comerciais e dispersão de aglomerações em localidades como Macaxeira, Linha do Tiro, Alto Santa Terezinha e Alto José do Pinho.

A Secretaria Executiva de Controle Urbano realizou abordagens ao comércio informal, orientando para que as pessoas encerrassem as vendas às 22h. Também foi alertado aos donos de estabelecimentos como bares e restaurantes sobre a necessidade do cumprimento do horário estabelecido pelo decreto estadual (0h).

"A operação foi muito positiva. Primeiro porque a população atendeu ao apelo que foi feito durante toda a semana passada após a repercussão negativa das cenas de aglomerações nas ruas. Foi feito um chamado para que as pessoas entendam que a pandemia ainda não acabou e que ainda é preciso observar as normas sanitárias, sob pena de colocarmos a perder um esforço enorme no enfrentamento à covid-19. Se chegamos a mais de 40% da população vacinada e ocupação decrescente dos leitos de UTI no Recife foi devido a muito trabalho, de milhares de pessoas. É preciso avançar, e não retroceder fazendo aglomerações", explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

Na última quarta-feira (18), influenciadores digitais e representantes do movimento bregafunk estiveram reunidos na sede da Prefeitura e se comprometeram a alertar seus seguidores para a necessidade de respeitar o decreto estadual. Na quinta-feira (19) foi a vez de uma blitz educativa de órgãos da Prefeitura do Recife na Bomba do Hemetério, com o objetivo de alertar moradores e comerciantes para observar as normas.

A fiscalização deverá continuar nos próximos finais de semana. "Faremos os ajustes necessários e continuaremos. É imprescindível que as pessoas continuem apoiando o poder público e evitando as aglomerações", comenta Marta Lima.