Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 23.08.23 - 11h48

Centro de Vigilância Animal do Recife abre agendamento para vacinação de cães e gatos

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) abre, nesta quarta-feira (23/8), uma sala exclusiva para vacinação antirrábica animal no Centro de Vigilância Animal (CVA) do Recife. A imunização de cães e gatos será feita todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante agendamento pelo site do Conecta Recife. Com isso, a Sesau expande a oferta do serviço, e de forma permanente, além do "Dia D", grande ação que anual que acontece em centenas de pontos na capital.

A nova sala do CVA terá capacidade de vacinar 52 animais por dia, sendo até quatro animais por tutor. A antirrábica se aplica de forma preventiva, e é o modo de evitar transmissão da raiva, tanto de animal para animal quanto de animal para humanos. Por uma questão de melhor controle do esquema vacinal, solicita-se que seja apresentado, no dia agendado, a carteirinha do animal. Mas se não for possível, uma nova será fornecida, com o registro da aplicação e o lote utilizado. Todo o procedimento dura, no máximo, 30 minutos, sem fila de espera.

Podem receber a antirrábica cães e gatos a partir dos seis meses de vida. Vale salientar que, se o animal já tiver tomado o imunizante nos últimos 12 meses (1 ano), não precisa ser vacinado novamente. Com a inauguração da sala de vacinação do CVA, a Sesau abre a programação da campanha antirrábica animal de 2023, que ocorrerá ao longo dos próximos meses ofertando uma série de ações, e sendo o “Dia D” previsto para 21 de outubro.

Para agendar a vacina, basta acessar o site do Conecta Recife (www.conecta.recife.pe.gov.br) pelo celular, computador ou tablet, rolar a página até a área de "Serviços" e clicar em "Sou tutor de Pet". Ou escrever "Vacina Antirrábica" no próprio buscador (lupa) do Conecta Recife. Pode, ainda, digitar https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/37 diretamente no navegador e escolher "Acessar Serviço". Depois, é só proceder com o agendamento.

 

Serviço:

CVA: Av. Antônio da Costa Azevedo, 1135 - Peixinhos.

Necessário agendamento via Conecta Recife (versão web). 

Horários de vacinação: todas as quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

PROFILAXIA EM PESSOAS - A orientação da Sesau é que o usuário procure um serviço de saúde mais perto da sua casa, em caso de contato com a saliva infectada, seja numa mordida ou por arranhões, de cães e gatos, para receber os primeiros cuidados e as orientações quanto à necessidade de encaminhamento para a unidade de referência. O Recife tem atendimento de referência contra a raiva em humanos na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. A unidade funciona todos os dias, das 7hs às 17h, sem necessidade de agendamento.