Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.23 - 13h39

Prefeitura do Recife realiza terceira edição da Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças

img_alt

Iniciativa é promovida desde 2021 pela Gerência da Criança e Adolescente, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica). (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife está promovendo, até o próximo dia 1 de setembro, ações integradas em alusão à 3ª Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, em parceria com o  Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica). Os encontros vão acontecer nos dias 24, 28 e 30 de agosto e 1º de setembro, das 14h às 16h, na Rua Dr. José Mariano,  228, no bairro da Boa Vista - sede do Comdica.

A realização da 3ª Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças reforça o compromisso do município em avançar na consolidação da política pública e ampliar a conscientização sobre o tema, além de difundir mecanismos informativos para prevenção. O intuito da Semana também é dialogar sobre a importância da cultura do bem cuidar para a proteção das crianças, além de refletir e promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes, em parceria com técnicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As atividades irão acontecer nos dias 24, 28 e 30 de agosto e 1º de setembro, sempre das 14h às 16h, na sede do Comdica. A iniciativa está inserida no calendário oficial do Recife desde a promulgação da Lei Municipal nº 18.764/2020 e é reforçada pelo Marco Legal da Primeira Infância do Recife, instituída pela Lei Municipal nº 18.491/2018.

Participam da 3ª Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças os trabalhadores das casas de acolhimento institucional da Prefeitura, os conselheiros do Comdica e colaboradores da sociedade civil organizada (OSCs) parceiras. Durante todo o ano, tais atividades também são realizadas aos trabalhadores dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), dos Espaços Mãe Coruja e aos que atuam no Projeto Geração Afeto e no Programa Primeira Infância no Sistema Único da Assistência Social (SUAS). 

De acordo com o Guia da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças da ONG Criança Segura, os acidentes, ou lesões não intencionais, ainda são a causa de muitas mortes de crianças na faixa etária de 1 a 14 anos e representam uma séria questão de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, por ano, cerca de 3 mil crianças brasileiras morrem vítimas de acidentes e, em média, 111 mil são hospitalizadas por esse motivo só na rede pública de saúde.

SERVIÇO
3ª Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças
Datas: 24, 28 e 30 de agosto e 1º de setembro
Horário: 14h às 16h
Local: Rua Dr. José Mariano, no 228, Boa Vista, Recife.