NOTÍCIAS

Cultura | 23.09.14 - 16h37

Espetáculo de contação de histórias encanta estudantes da Escola Mundo Esperança

Cerca de 200 alunos aprenderam com a cantora Carol Levy um pouco da história de Pernambuco de maneira lúdica e musicada. (Foto: Irandi Souza/PCR)

Com muita cantoria, fantoches e diversão, o espetáculo Cantarolando histórias por aí foi encenado pela cantora e contadora de histórias Carol Levy para alunos da Escola Municipal Mundo Esperança, no Alto do Mandu, nesta terça-feira (23). Cerca de 200 estudantes dos grupos 4 ao 5 participaram da atividade lúdica de contação de histórias que tem o objetivo de incentivar a leitura.

A apresentação conta a história do boi voador na inauguração da Ponte Maurício de Nassau, em 1644, durante o período da invasão holandesa a Pernambuco. Por meio da música, a atividade pedagógica faz com que as crianças aprendam a história de Pernambuco de maneira divertida, colaborando para o processo de construção do conhecimento, desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade dos estudantes. Durante o espetáculo, são utilizados chapéus, máscaras, teatro de sombras, dobraduras e outros produtos feitos de maneira artesanal que auxiliam Carol Levy na interação com o público infantil.

Para a cantora, o projeto muda a rotina das escolas por onde passa. "Já trabalho há quatro anos com a contação de histórias e percebi que precisamos mudar a rotina das aulas para aumentar o envolvimento das crianças. Por meio da magia do espetáculo, posso trabalhar livros e músicas que vão despertar o interesse dos meninos pela leitura. Eles se divertem e aprendem a história da cidade em que moram. Para mim, estar aqui é sempre como passar o dia num parque de diversões", afirma Carol Levy.

Para a gestora da Escola municipal Mundo Esperança, Ida Flávia Falcão, a visita de Carol Levy reforça o trabalho realizado na unidade de ensino. "Dentro do tema trabalhado na rede municipal intitulado Recife cidade educadora, cidade tecnológica, cidade do futuro, decidimos implantar com os meninos um projeto na escola chamado de Recife cidade para todos, onde resgatamos os valores naturais e culturais da cidade. Nele trabalhamos com contação de histórias, circuitos de museus e utilizamos jornais locais para incentivar a leitura e a valorização da cidade. A vinda de Carol só veio agregar ao trabalho já realizado aqui na unidade de ensino", avalia a gestora, que comemora o aumento do Ideb da Escola da Mundo Esperança de 3.3 em 2011 para 4.6 em 2013.

A aluna Mary Eliziane Ferreira da Silva, 9 anos, comentou que foi maravilhoso ver o espetáculo sobre a cidade. "É a primeira vez que vejo uma apresentação assim. Gostei muito de conhecer a história do boi voador e de saber que várias coisas na cidade foram construídas por Maurício de Nassau. Já gosto de ler e vou continuar lendo para conhecer mais sobre minha cidade", garantiu a jovem.

Na próxima segunda-feira (29), será a vez dos mais de 300 alunos da creche-escola Bernard Van Leer, no Bairro de Brasília Teimosa, assistirem ao espetáculo Cantarolando histórias por aí, que tem duração de 45 minutos. A montagem é de Carol Levy, com direção musical de Carlinhos Borges. Na semana passada, a pré-estreia do espetáculo foi apresentada a 300 alunos da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, no Pina. O projeto também está sendo levado a unidades de ensino do interior de Pernambuco e deve atingir um total de 3.500 crianças até o dia 6 de outubro.