NOTÍCIAS

Cultura | 23.09.15 - 15h29

6ª Mostra de Circo do Recife homenageia Alakazam e Maviael Ribeiro

O artista Alakazam e o presidente da Associação dos Proprietários de Artistas Circenses do Estado de Pernambuco – APACEPE, Maviael Ribeiro de Barros serão os homenageados da 6ª Mostra de Circo do Recife, que acontece de 24 a 27 de setembro, no Sítio Trindade em Casa Amarela. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A mostra traz espetáculos que acontecem sempre às 16h e 19h, com entrada franca ao público.

Os dois homenageados foram escolhidos pela sua contribuição à arte circense em Pernambuco. Eles serão agraciados no domingo (27) com um troféu pelo trabalho realizado. Para quem não o conhece, Wilson Ribeiro da Silva, mais conhecido como Alakazam, é pernambucano de Surubim. Descobriu o circo aos dez anos de idade ao fugir com o Circo Spano Mágico, e sob a lona desempenhou quase todas as funções. Com seis décadas dedicadas a arte circense e setenta anos de vida, é reconhecido em todo o Brasil como uma das grandes referências do circo nacional. Foi o primeiro circense a participar sistematicamente em Recife de programas de televisão em 1960: no Cirquinho Fratelli Vita, da TV Rádio Clube de Pernambuco; e Vamos ao Circo, na TV Jornal do Commercio. O seu Circo Mágico Alakazam – criado em 1974, está no imaginário de gerações em todo o Nordeste. 

Já Maviael Ribeiro de Barros foi levado ao circo literalmente pelo coração ao se casar com Índia Morena, Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco. Sua relação o levou ao picadeiro – foi palhaço, secretário, locutor e proprietário de circo. Com o Gran Londres Circo, juntamente com Índia e diversos outros artistas, durante décadas levou a arte circense para os mais diversos rincões nordestinos. Mas foi fora do picadeiro que encontrou sua vocação se tornando um dos grandes articuladores do movimento de circo de Pernambuco. Para organizar e defender os circenses criou e preside desde 1993 a Associação dos Proprietários de Artistas Circenses do Estado de Pernambuco – APACEPE 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA - Na quinta-feira (24) à tarde, já tem espetáculo para a garotada com o espetáculo Palhaçadas – Histórias de Um Circo sem Lona, da Cia. 2 Em Cena. À noite, na abertura oficial da 6ª Mostra de Circo do Recife acontece a exibição do vídeo documentário Circo Mágico Alakazam, de Gilberto Trindade, e a apresentação do espetáculo Bagu e Cia, da Empyre Circus. 

Na sexta-feira (25), a tarde é do pessoal do Circo Alves que apresenta a Tradição Centenária. À noite a Cia. Contemporânea de Circo leva para o picadeiro o espetáculo Memórias da Dor em Tempos de Liberdade, uma montagem que utiliza a linguagem do circo para falar sobre o período da Ditadura Militar.

No sábado (26), a Escola Pernambucana de Circo leva para o Sítio Trindade o espetáculo Sonho do Circo e para os adultos a pedida será a apresentação do Palhaço Mentirinha com o espetáculo O Circo Chegou. Ainda neste dia será lançada a edição de número 4 da revista Shazam – A Arte Mágica, com uma entrevista com o artista Alakazam, um dos homenageados da 6ª Mostra de Circo do Recife. O projeto conta com recursos do Funcultura para divulgar a arte da mágica em Pernambuco.

No domingo (27), a programação vai começar mais cedo. A partir das 10h, o Circo Nawellington traz para o picadeiro Alegria, Alegria com a Liga da Justiça. À tarde, a partir das 16h, o público vai poder conferir o Circo Mágico Alakazam e logo em seguida, acontecem as homenagens ao artista Alakazam e ao presidente da Apacepe Maviael Ribeiro de Barros com entrega de troféus comemorativos. Fechando a programação da mostra, o Disney Circo apresenta, a partir das 19h, a Família Vidal – 5ª Geração no Picadeiro. 

Vivências – Ainda no domingo (27), a criançada que for ao projeto Recife Antigo de Coração terá a oportunidade de participar de vivências de técnicas circenses com a oficina Tropeços e Malabaris no pólo infantil. O trabalho será realizado nos horários de 9h às 11h, e das 14h às 16h, a inscrição é feita no próprio local, também gratuita.

 

Serviço:

6ª Mostra de Circo do Recife

Quando: de 24 a 27 de setembro

Horário: 16h e 19h

Local: Sítio Trindade, Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife

Informações: 3355.3137 (Gerência de Circo)

Entrada Franca

 

Programação:

Dia 24, quinta-feira.

16h – Espetáculo Palhaçadas com Cia 2 Em Cena(infantil)

19h – Abertura com exibição do vídeo documentário Circo Mágico Alakazam,

de Gilberto Trindade. Espetáculo Bagu e Cia. com o Empyre Circus (adulto)

 

Dia 25, sexta-feira

16h – Espetáculo A Tradição Centenária com Circo Alves (infantil)

19h - Espetáculo Memórias da Dor em Tempos de Liberdade com o Disney Circo (adulto).

 

Dia 26, sábado

16h – Espetáculo Sonho do Circo, com a Escola Pernambucana de Circo (infantil)

19h - Espetáculo O Circo Chegou com o Palhaço Mentirinha (adulto).

 

Dia 27, domingo

Sítio Trindade:

10h - Espetáculo Alegria, Alegria com a Liga da Justiça com o Circo Nawellington

16h – Espetáculo com o Circo Mágico Alakazam (infantil).

18h30 – Homenagem à Alakazam e ao presidente da Apacepe, Maviael Ribeiro de Barros

19h - Espetáculo Família Vidal – 5ª Geração no Picadeiro com o Disney Circo (adulto).

Bairro do Recife – (Projeto Recife de Coração):

Vivências com várias modalidades de técnicas circenses.

Horário: 09 às 11h e 14 às 16h.

Local: Pólo Infantil.