Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.09.21 - 18h12

No Recife, agentes de trânsito doam sangue para o Hemope

img_alt

Campanha “Agente doa sangue” tem o objetivo de alertar a população quanto à sobrecarga que os sinistros de trânsito com vítimas levam ao Sistema Único de Saúde. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para demonstrar o compromisso com a população e alertar sobre a sobrecarga que os sinistros de trânsito geram no Sistema Único de Saúde (SUS), um efetivo com 50 agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) saiu em motos e viaturas em direção à Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) para atuar em uma nova frente de preservação das vidas: a doação de sangue. A mobilização aconteceu nesta quinta-feira (23) e faz parte da programação da Semana de Mobilidade, realizada pela Prefeitura do Recife.

“Estamos aqui hoje no nosso dia e queremos destacar o compromisso que temos com a segurança viária e com a vida. Alertamos a população a respeitar as leis de trânsito para evitar a superlotação no Sistema de Saúde (SUS). E, para os que precisam, nós doamos sangue e demonstramos a nossa solidariedade”, destacou André Freire, agente de trânsito do Recife.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito são a 9ª causa de morte no mundo, responsáveis por 1,25 milhão de óbitos anuais. O último relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito do Recife (Compat) indicou que o Recife alcançou a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, ao reduzir em 50,4% os sinistros de trânsito com vítimas fatais entre 2011 e 2020. Ainda assim, o Relatório de Segurança no Trânsito do Recife destacou que 107 pessoas morreram em sinistros de trânsito em 2020. O Compat registrou, ainda, as principais causas que levaram aos acidentes: a ingestão de álcool antes de dirigir foi a maior delas, seguida de imprudência.

Além dos mortos no trânsito, os feridos em decorrência dos sinistros representam uma grande sobrecarga para o SUS. Entre janeiro e agosto de 2021, o SAMU Metropolitano do Recife atendeu 3.013 ocorrências com sinistros de trânsito. Além disso, o DataSUS mostra uma média de 3.926 registros de hospitais do Recife com vítimas de sinistros de trânsito (ocorridos em todo o Estado de Pernambuco). Esses dados representam um investimento de recursos de socorro e cuidado no sistema de saúde, que poderia ser utilizado em outras frentes. Para isso, o respeito às leis de trânsito é fundamental, especialmente as que representam os maiores fatores de risco para agravar os sinistros no trânsito – ingestão de bebida antes de dirigir, excesso de velocidade, uso incorreto do capacete e não utilização do cinto de segurança.

A Prefeitura do Recife tem investido na segurança viária dos cidadãos por meio de políticas públicas que focam na mobilidade das pessoas, não apenas de veículos. Ao todo, já são mais de 30 áreas de trânsito calmo implantadas na cidade com uso de urbanismo tático, que ajudam a reduzir em mais de 40% o número de sinistros de trânsito nos locais de intervenção. Além disso, a cidade já conta com 158 km de malha cicloviária, que representa uma expansão de 560% desde 2013 e o investimento na fiscalização se deu tanto com a ampliação, quanto também com a formação continuada dos agentes de trânsito para uma abordagem efetiva em conscientizar os cidadãos para não reincidir nas infrações de trânsito.

HEMOPE - Os estoques do Hemope estão apresentando situação crítica em todos os tipos sanguíneos e precisam de reposição com urgência. O hemocentro solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue. Os candidatos a doar sangue passam por exames e avaliação clínica para comprovação do bom estado de saúde. Essa etapa inclui entrevista que questiona, por exemplo, se a pessoa esteve envolvida em situações que oferecessem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

 

SEMANA DE MOBILIDADE – A Semana de Mobilidade do Recife tem o objetivo de chamar a população para debater a segurança viária na cidade e conscientizar sobre boas práticas de respeito às leis de trânsito. Em 2021, o período trouxe programações voltadas para segurança viária em três eixos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. As equipes realizaram ações educativas para incentivar o uso de bicicleta o respeito aos ciclistas, além de intervenções viárias que invertem a prioridade do trânsito, como ampliação de Faixa Azul e das rotas cicláveis, além de uma nova área de trânsito calmo.