Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 23.09.21 - 18h14

Prefeitura do Recife destina 11 mil vagas exclusivas para segunda dose neste sábado (25), "Dia D" de vacinação contra covid

img_alt

Essa é mais uma estratégia da gestão municipal para ampliar o número de pessoas com esquema vacinal completo. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

Com o objetivo de reforçar a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19, a Prefeitura do Recife vai ampliar a capacidade de vacinação, neste sábado (25). Das cerca de 15 mil vagas ofertadas, diariamente, 11 mil serão destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose, o que corresponde a mais de 70% da capacidade total em todos os 26 pontos de imunização da capital pernambucana. A ação faz parte do Dia D promovido pelo Governo de Pernambuco. No Recife, cerca de 30 mil pessoas que já deveriam ter concluído a vacinação ainda não realizaram o agendamento.

Do total de recifenses com a segunda dose em atraso, mais da metade (16 mil) é formada por adultos de 18 a 59 anos. O outro grupo é dos trabalhadores da saúde, com mais de 3 mil atrasados, seguido das pessoas entre 60 a 64 anos (2 mil) e daquelas com comorbidades (2 mil).

O maior número de atrasados entre os que moram no Recife está no Distrito Sanitário 6, na Zona Sul do Recife, com 4.706 pessoas atrasadas. Em seguida, vêm os Distritos 5 e 4, ambos na Zona Oeste, com 4.509 e 4.451, respectivamente.

“A secretaria de Saúde já está fazendo a dose de reforço em alguns grupos prioritários, mas ainda há muita gente que não voltou para tomar a segunda dose. Por isso, chamamos atenção da população para que conclua o esquema vacinal com as duas doses, porque a imunização contra a covid só ocorre depois disso. E quem já tomou as vacinas, pedimos que estimule e auxilie outras pessoas a tomarem também”, orienta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Para receber a vacina, a população deve realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

A população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer, podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

A Prefeitura tem feito um esforço em busca dos atrasados com o emprego de comunicação feita por Whatsapp, email e sms. Além disso, desde o fim de agosto, tem feito ação de busca ativa em diversas comunidades da capital pernambucana para realizar a vacinação dessa população. Mais de 45 locais já foram visitados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A PCR também tem realizado um trabalho semanal nos mercados públicos da cidade para reforçar o cadastro e agendamento dos recifenses que estão com dificuldade de se cadastrar no Conecta Recife e marcar a data para receber a vacina contra covid-19.

VACINÔMETRO - A Prefeitura do Recife já aplicou mais de 2 milhões de doses dos imunizantes anticovid na população da cidade. Desse total, 79% já receberam ao menos uma dose e 44% estão com o esquema vacinal completo.