NOTÍCIAS

Cultura | 23.10.12 - 13h00

João da Costa assina Acordo de Cooperação com cidade africana

[caption id="attachment_27508" align="alignleft" width="334"] O acordo assinado vai permitir o intercâmbio cultural entre as duas cidades.Foto: Inaldo Menezes[/caption]

O prefeito João da Costa, recebeu, na manhã desta terça-feira (23), o embaixador da República do Senegal no Brasil, o Sr. El Hadji Abdoul Aziz Ndiaye para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as cidades do Recife e de Dakar, capital e maior cidade do país africano. A solenidade aconteceu no 9º andar do prédio-sede da Prefeitura. Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Assuntos Jurídicos, Virgínia Pimentel, o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, o Coordenador de Relações Internacionais, Roberto Trevas, o embaixador e representante do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, Isnard Penha Brasil e o cônsul da República do Senegal, Enio Castellar.

O acordo permitirá o intercâmbio cultural e administrativo entre as duas capitais. Com a cooperação entre as duas cidades, será possível a colaboração técnica em diversos eixos, tais como: democracia participativa; fortalecimento institucional; saúde; juventude; educação; saneamento; meio ambiente e desenvolvimentos econômico, social e cultural. “É um grande passo para a cooperação entre o Recife e a África. Esse acordo irá aprofundar ainda mais um relacionamento que já existe entre as duas cidades e permitirá a troca de experiência entre as duas prefeituras”, disse o prefeito durante o encontro.

Para concluir a formalização do documento, representantes da Prefeitura do Recife (PCR), visitarão a cidade de Dakar, a fim de presenciar a assinatura do Acordo pelo seu prefeito, Khalifa Ababacar Sall. O encontro acontecerá durante a Cúpula dos Países Africanos, entre 4 e 8 de dezembro, na capital. “É importante que haja uma ligação entre os dois países. O nosso objetivo é facilitar o acesso aéreo e marítimo para que as pessoas possam desfrutar dessa troca de experiências com maior facilidade”, disse o embaixador da República do Senegal no Brasil, o Sr. El Hadji Abdoul Aziz Ndiaye.