NOTÍCIAS

Cultura | 23.10.14 - 11h05

Secretaria de Educação do Recife firma parceria com o Conselho Britânico

Os professores de inglês da Rede Municipal de Ensino farão cursos de formação com especialistas do British Council, beneficiando cerca de 14 mil alunos. (Foto: Foto Lú Streithorst/PCR)

A Secretaria de Educação do Recife e o Conselho Britânico firmaram uma parceria que vai proporcionar cursos de formação em língua inglesa para os professores de inglês da Rede Municipal de Ensino do Recife. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e pelo diretor do British Council no Brasil, Richard Masters, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A primeira etapa da capacitação já foi iniciada na tarde desta quarta, quando os 30 professores passaram por um teste de nivelamento. Após essa avaliação, o British Council poderá organizar as turmas que serão criadas, de acordo o nível de cada docente. A iniciativa vai beneficiar cerca de 14 mil estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Ensino Fundamental II. A formação será de mais de 200 horas, num período de um ano e meio, nas modalidades presencial e online. Em sala de aula, os educadores serão orientados por especialistas do Conselho Britânico para ajustar os conteúdos do curso à realidade da Rede Municipal. A previsão é de que as aulas presenciais comecem em fevereiro.

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, disse que o convênio é uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Recife. "Todos os professores de inglês passarão por capacitação, tanto presencial como online, para melhorar e aperfeiçoar o ensino da língua nas escolas municipais. Isso é muito importante para tornar a cidade um polo de conhecimento do Brasil. O diferencial deste curso fica por conta da observação das aulas por especialistas do Conselho Britânico que irão ajudar na aplicação dos conceitos estudados no curso".

O British Council está presente em mais de 40 países, trabalhando na área educacional em parceria com governos, organizações não governamentais e iniciativa privada. Com uma tradição de mais de 60 anos de ensino, a instituição do Reino Unido busca ampliar a fluência na língua inglesa e disseminar metodologias modernas para uso em sala de aula. O diretor da British Council no Brasil, Richard Masters, reforçou que a parceria irá trazer muitos benefícios para os educadores. "Percebemos que o município está focado na melhoria da qualidade do ensino. Estamos trabalhando juntos para que, em um ano e meio, os professores melhorem na fluência na língua inglesa".

Soraia Alencar, professora da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, acredita que a capacitação vai possibilitar o aprendizado de novas metodologias que poderão ser utilizadas nas aulas. "É uma oportunidade única e que só vai enriquecer nosso trabalho em sala. Agora vamos poder atrair mais os alunos com as novas metodologias que vamos aprender. Precisamos tornar nossas aulas cada vez mais atraentes para que os alunos gostem mais de aprender inglês".