Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.10.23 - 19h13

No Dia Mundial de Combate à Poliomielite (24/10), Prefeitura do Recife mantém mais de 170 postos de vacinação

img_alt

Vacina contra a pólio e mais 16 imunizantes estão disponíveis também em escolas, equipes itinerantes e volantes, além de espaços públicos como shoppings, praças e parques. (Foto: Hugo Aquino/Sesau)
 
Nesta terça-feira (24), celebra-se o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, e a Secretaria de Saúde do Recife, em alusão à data, convoca pais e responsáveis a levarem suas crianças aos serviços de saúde com o objetivo de mantê-las protegidas. A pólio é uma doença 100% evitável, mas, sem esse cuidado com a imunização, pode até causar a morte.
 
"A vacinação contra a poliomielite é a principal maneira de proteger nossas crianças da doença. Essas medidas preventivas são seguras e altamente eficazes. Quando um número suficiente de crianças recebe essa proteção, a transmissão do vírus é interrompida, garantindo a segurança não apenas daquelas que receberam o imunizante, mas também das crianças desprotegidas, especialmente aquelas com sistemas imunológicos mais frágeis", afirma a gerente de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.
 
A cobertura de imunização contra a poliomielite em 2023 na cidade está abaixo do ideal. De acordo com os dados do Programa Municipal de Imunizações, apenas 50,18% das crianças foram vacinadas, enquanto o Ministério da Saúde recomenda uma cobertura de 95% para esse público. Embora a poliomielite tenha sido uma pandemia no Brasil, a vacinação eficaz a manteve ausente por mais de três décadas. No entanto, a existência de incidências em alguns países representa um risco em um mundo interconectado, aumentando a possibilidade de ressurgimento da doença.
 
A poliomielite é uma doença causada por vírus, muito contagiosa e que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. A doença é transmitida principalmente pela água e alimentos contaminados pelo vírus, podendo causar paralisia irreversível, resultando em deformidades e, em casos graves, comprometendo a capacidade de respirar. O público-alvo contra a poliomielite são as crianças na faixa etária de 1 ano até  4 anos, 11 meses e 29 dias. O calendário vacinal funciona da seguinte forma: três doses com intervalo de 60 dias, a partir de 2 meses de idade, e mais dois reforços, sendo um com 15 meses e outro com 4 anos de vida. Não é preciso agendamento, basta comparecer a um posto levando cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança. Confira todos os postos e a programação completa da campanha de multivacinação do Recife: https://bit.ly/CampanhadeMultivacinacao.  
 
MULTIVACINAÇÃO - Além da vacina da poliomielite, o público de até 7 anos de idade poderá receber os imunizantes BCG, hepatite B, pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, DTP, Influenza e Covid-19. Os demais (menores de 15 anos) podem tomar as vacinas de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, dT, meningocócica ACWY conjugada, HPV, Influenza e Covid-19. A expectativa é contemplar 46,5 mil crianças e adolescentes ao longo da campanha, o que equivale a 15% de toda a população abaixo de 15 anos no Recife. Os postos volantes, as salas e os centros de vacinação estarão priorizando este público-alvo durante a campanha.  
 
No Recife, as ações tiveram início no dia 7 de outubro e seguem até o dia 29, com salas funcionando durante a semana das 8h às 17h, cinco centros de vacinação abertos de domingo a domingo, além de oito unidades de saúde funcionando em horário estendido até as 21h, de segunda a sexta. Já nos finais de semana, são um total de 56 postos itinerantes, das 8h às 17h. Profissionais de saúde também estão levando os imunizantes a 46 escolas municipais, estaduais e privadas para aplicação, previamente autorizada, nas próprias instituições de ensino. A campanha soma, até o momento, 50.075 doses aplicadas e total de 26.440 pessoas vacinadas na capital pernambucana.
 
Confira os postos volantes, com horário estendido e centros de vacinação abertos nesta semana (os demais 160 postos podem ser conferidos no site da Prefeitura do Recife):
 
Postos volantes (8h às 17h)
- Terreiro de Leonildes: Vila dos Motoristas, s/n, São José
- Escola Municipal Lutadores do Bem: Rua Cel. Virgílio de Medeiros, s/n, Santo Amaro
- Praça do Hipódromo: Rua Fonseca Oliveira, s/n, Campo Grande
- Parque da Jaqueira: Rua do Futuro, s/n, Graças
- Centro de Referência da Primeira Infância do Recife: Av. Caxangá, Madalena (Compaz Miguel Arraes)
- Praça da Mustardinha (Polo ABC): Praça ABC, Mustardinha
- Polo da Academia da Cidade II Jardim de Boa Viagem: AV. Boa Viagem, Boa Viagem
- Creche Zilda Arns: Rua, 1a Travessa Antonio Paes Barreto, s/n, Imbiribeira
- Alto Nossa Senhora de Fátima: Rua José de Rebouças, 22, Vasco da Gama
- Escola Municipal Lagoa Encantada: Rua Dr. Benigno Jordão de Vasconcelos, Lagoa Encantada, Cohab
 
Postos com horário estendido - 08h às 21h
 
23/10
- USF Coque Berilo: R. Guapirama, 65 - Ilha Joana Bezerra
- Centro de Saúde Prof. José Carneiro Leāo: R. Marquês de Alegrete, 42 - Pina  
- Unidade de Saúde Prof. Joaquim Cavalcanti:  Av. Estr. do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 1350 - Torrões  
 
24/10
- Policlínica Salomão Kelner: Estr. Velha de Água Fria, s/n, Água Fria
- Upinha Jardim São Paulo: Praça do Jardim São Paulo, s/n - Jardim São Paulo  
- Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama    
 
25/10
- USF COQUE BERILO: R. Guapirama, 65 - Ilha Joana Bezerra
- Policlínica Albert Sabin: R. Padre Roma, 191 - Tamarineira  
- Centro de Saúde Prof. José Carneiro Leāo:  R. Marquês de Alegrete, 42 - Pina  
 
26/10
- Policlínica Salomão Kelner: Estr. Velha de Água Fria, s/n, Água Fria
- Unidade de Saúde Prof. Joaquim Cavalcanti:  Av. Estr. do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 1350 - Torrões  
- Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo:  Av. Campina Grande, 199 - COHAB
 
27/10
- Policlínica Albert Sabin: R. Padre Roma, 191 - Tamarineira
- Upinha Jardim São Paulo: Praça do Jardim São Paulo, s/n - Jardim São Paulo
- Policlínica Clementino Fraga: R. Japaratuba, 260 - Vasco da Gama
 
Centros de Vacinação
- Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem
- Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina
- Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro
- Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista
- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte