NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.11 - 17h17

Consultores alemães elogiam preparação do Recife para a Copa

“Fiquei surpresa em ver o quanto já se avançou em transporte público aqui. A realidade

[caption id="attachment_10515" align="alignright" width="334" caption="Foto: Irandi Souza"][/caption]

é muito melhor do que aquilo que se pensa na Europa sobre o Brasil. A imagem das cidades brasileiras na Alemanha tem que ser repensada”. A avaliação foi feita, nesta quarta-feira (23), pela consultora alemã Nora Pullman, especialista em mobilidade urbana, que veio ao Recife (juntamente com o colega Thomas Wehr) para compartilhar experiências e colaborar com a preparação da cidade para a Copa 2014. Para ela, o Recife está muito mais avançado do que a África do Sul.

O engenheiro Thomas Wehr coordenou o escritório da Copa em Nuremberg de 2004 a 2007, enquanto que a geógrafa Nora Pullman atua há duas décadas nas áreas de trânsito, mobilidade e planejamento na região de Frankfurt e foi coordenadora de Transportes da Fifa na Copa da Alemanha, em 2006. Ambos atuaram também quatro anos depois, na África do Sul. Os especialistas foram trazidos a Pernambuco pela instituição alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que presta serviços para o governo da Alemanha, Nações Unidas e Banco Mundial, entre várias outras clientes.

Iniciada na segunda-feira (21), a missão se encerrou na manhã da quarta-feira, com uma reunião dos especialistas com as equipes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado. O secretário municipal da Copa do Mundo 2014, Amir Schvartz, considerou muito positiva a colaboração com os alemães. “Eles têm uma grande bagagem de informações sobre todos os aspectos do evento. Assim, já deram contribuições valiosas para o nosso trabalho”, ressaltou.

Nora Pullman elogiou o foco que vem sendo dado ao legado, não apenas ao evento em si. “Não se deve investir pensando nos 30 dias da Copa. A visita que fizemos ao sistema de transporte público e às áreas onde haverá investimentos mostrou que a cidade está no caminho certo e tem, com o evento, a oportunidade de garantir um ímpeto adicional. Gostei muito do fortalecimento do transporte público e do desenvolvimento do sistema integrado”, elogiou, destacando que o tempo que falta para a Copa é suficiente para as obras.

“Espero que nossa visita tenha contribuído para que vocês evitem possíveis problemas que surjam pelo caminho”, destacou Thomas Wehr. No encontro desta quarta-feira (23), também foi debatido o planejamento para o Fan Fest, evento que permite aos torcedores acompanharem, em grandes telões colocados em áreas públicas, os jogos da Copa do Mundo. Entre os possíveis locais do Recife para a realização do Fan Fest estão o Marco Zero e a praia do Pina.