NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.11 - 15h50

João da Costa reafirma compromisso político com mulheres recifenses


O prefeito do Recife assinou ,na manhã desta quarta-feira (23), um Termo de Compromisso da gestão municipal com política para as mulheres, tornando-se o segundo gestor da América Latina a realizar este ato

Por Kellen Lima

A manhã desta quarta-feira (23) foi mais uma vez dedicada às mulheres recifenses. A partir da assinatura de um Termo de Compromisso, o prefeito do Recife, João da Costa, reafirmou seu empenho para a criação e efetivação de políticas públicas voltadas para as questões de gênero. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete do gestor e contou com a presença de mais de 60 entidades representativas, bem como de todo o secretariado municipal, que está igualmente engajado com o as ações voltadas ao segmento. Também estiveram presentes representantes dos governos da cidades de Natal, Fortaleza e Lauro de Freitas (Bahia).

Para João da Costa, o momento é marcado por sua importância histórica, dada sua característica democrática. “A concretização de políticas públicas voltadas para as mulheres da Cidade é um processo que é reafirmado diariamente, como compromisso dessa gestão, e reforça os valores democráticos e de cidadania pelos quais lutamos. Sou testemunha da organização das mulheres e é com essa parceria, com a sociedade civil organizada que comemoramos mais uma vitória”, disse o gestor. “Hoje damos mais um passo em prol de quem mais precisa. Dessas mães que chefiam famílias, que batalham, com criatividade e suor, por suas dignidades. Com o Termo de Compromisso, nessa manhã, reafirmamos a nossa trajetória de luta”, finalizou João da Costa.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628116813603"]
A assinatura do documento foi realizada pelo prefeito e pela secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira. A partir dele efetiva-se o 1º Plano de Política para as Mulheres do Recife, composto por 24 propostas e dividido por seis eixos temáticos. Entre elas, está a criação da Ouvidoria da Mulher, a formação de conselheiras, o fortalecimento do trabalho das mulheres, a criação de espaços em orçamento público, a habitação para as mulheres em situação de violência doméstica e a criação do Comitê da Dimensão de Gênero.

“Esse é um momento que registra, materialmente, a luta de todas nós. É com orgulho que digo que João da Costa é o segundo gestor da América Latina a assinar um Termo de Compromisso como este. Estamos, portanto, fazendo história em todos os sentidos. Estamos saindo do papel e começando a viver as políticas de gênero no nosso cotidiano. É um compromisso que é levado a sério e que vai ainda além, com ações como a criação de um orçamento específico para as mulheres. Cada vez mais a questão de gênero está inserido na política e essa assinatura é um presente para nós, mulheres”, enfatizou Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher.

Fortalecimento – Esta palavra define o ato de hoje, segundo a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza, Raquel Viana. “É importante e simbólico que prefeito João da Costa tenha esse tipo de iniciativa, que expressa o comprometimento com as mulheres que vai desde a materialização até a prática de políticas públicas sensíveis ao gênero. É uma iniciativa que fortalece a luta e reforça e estimula a experiência para outras localidades do Brasil. Recife é referência neste setor e Fortaleza se inspira em sua experiência”, disse Raquel.

“Avançamos e rompemos as diferenças. Não é apenas uma assinatura, é um ato que registra a nossa vontade de acabar com a opressão sofrida pelas mulheres do Recife ao longo de muitos anos”, finalizou o gestor municipal, pouco antes de receber, das mão de Rejane Pereira, a fita de cor lilás que pede o fim da violência contra a mulher.