NOTÍCIAS

Finanças | 23.11.11 - 08h40

Prêmio ISS é entregue aos 50 maiores contribuintes do Recife

[caption id="attachment_10419" align="alignright" width="334" caption="Foto: Inaldo Lins"][/caption]

A área de saúde foi o destaque com uma arrecadação de 27,28% do total obtido pelo ISS, neste ano, entre os 50 maiores contribuintes

Por Cristina Ramos

Pelo 14º ano consecutivo, a Prefeitura do Recife destacou os maiores contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS), tributo que, este ano, representa 38,64% da receita própria do Município. Na noite desta terça-feira (22/11), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), as 50 empresas que mais contribuíram com o imposto foram contempladas com o Prêmio ISS - Contribuinte do Desenvolvimento do Recife, evento realizado pela PCR em parceria com o SJCC.

A entrega da comenda aos homenageados foi feita pelo prefeito João da Costa; pelo presidente do SJCC, João Carlos Paes Mendonça; e pelos secretários municipais Petrônio Magalhães (Finanças), Eric Carrazzoni (Comunicação), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos), Amir Schvartz (Extraordinário da Copa de 2014) e Evelyne Labanca (Especial Gestão e Planejamento). Também prestigiaram a cerimônia a secretária Ceça Brito (Especial Relações com a Imprensa) e a adjunta de Finanças, Ângela Weber, além de diretores da Prefeitura e do Sistema Jornal do Commercio.

Na classificação por segmento, a área de saúde (planos, hospitais e laboratórios) foi o grande destaque desta edição do Prêmio ISS, que ficou com 27,28% do ISS arrecadado entre os 50 maiores contribuintes, demonstrando a força do Polo Médico do Recife, segundo maior do País. Outros setores que se destacaram foram instituições financeiras (bancos, cartões de crédito), call centers, educação e transportes (coletivo e de valores). O Hipercard é o líder do ranking desde a primeira edição do prêmio, o Banco do Brasil ocupa a segunda colocação e o terceiro lugar pertence à Faculdade Maurício de Nassau.

A premiação baseia-se no total de recursos arrecadados com o ISS em 2010, quando se verificou um crescimento nominal de 17,74% em relação ao ano anterior, que representa 11,93% de aumento real (descontada a inflação registrada no período). Além de confirmar o aquecimento da economia, o resultado comprova o crescimento do setor de serviços na capital pernambucana. A cidade tem vocação, infraestrutura e suporte para se tornar o maior centro de serviços da Região Nordeste, destacou o prefeito João da Costa.

Já para o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, a iniciativa tem o objetivo de mostrar à sociedade o papel dos empresários nas obras de melhoria da qualidade de vida de população. A arrecadação com o ISS é revertida em ações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura da cidade e a premiação reflete o reconhecimento da Prefeitura do Recife às empresas que têm contribuído com a geração de emprego e renda.