NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.12 - 14h58

PCR promove vivência prática do curso de Normas Técnicas de Acessibilidade

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), através da Gerência da Pessoa com Deficiência, realizará, na próxima segunda-feira (26), uma vivência prática do curso de capacitação sobre Normas Técnicas de Acessibilidade. A atividade consiste em promover um diálogo entre os alunos do curso, destinado aos engenheiros e arquitetos do município, e usuários de cadeira de rodas, cegos e surdos. O debate acontecerá a partir das 8h, na sala de reunião do 12º andar, do edifício sede da Prefeitura.

O evento faz parte do Projeto Recife Formação Acessível, que visa apoiar os programas que oferecem tratamento inclusivo com respeito às diferenças. Após o diálogo, será realizada uma visita aos espaços do edifício sede da Prefeitura, onde os participantes irão dar depoimentos sobre suas experiências com relação às estruturas de acessibilidade.

“Esse será um momento em que pessoas com deficiência terão a oportunidade de falar sobre as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia ao transitarem pelos espaços públicos. O Projeto Recife Formação Acessível permite esse encontro entre quem elabora as estruturas públicas e quem as utiliza”, ressaltou o assessor da gerência da Pessoa com Deficiência, Wellington Ramalho Filho.

A iniciativa é fruto do convênio firmado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR) e tem por objetivo trabalhar com cursos de capacitação com foco na acessibilidade. Os programas para arquitetos e engenheiros visam adequar no dia-a-dia dos profissionais uma melhoria na comunicação, oferecendo dessa forma um tratamento inclusivo com respeito às diferenças.