NOTÍCIAS

Educação | 23.11.15 - 19h38

Mostra literária reúne projetos desenvolvidos em bibliotecas de escolas municipais

img_alt

Maioria das 17 experiências se baseou na vida e obra de Ariano Suassuna; trabalhos ficam expostos na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire até a sexta (27). (Foto: Irandi Souza/ PCR)

 

Durante essa semana, 17 trabalhos realizados em bibliotecas de escolas da rede municipal do Recife estarão expostos no hall da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na rua Real da Torre, na Madalena. A 2ª Mostra Literária de Experiências Exitosas em Biblioteca foi aberta nesta segunda (23) e reúne experiências vivenciadas nos espaços de leitura, a maioria deles relacionadas a Ariano Suassuna, tema do ano letivo deste ano. Na sexta (27), todos os trabalhos serão apresentados pelos autores.

A mostra acontece no âmbito do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). Na abertura, os alunos Leonardo Santana e Maria Eduarda de Lima, da Escola Municipal Arraial do Bom Jesus, nos Torrões, incorporaram num teatro de fantoches os personagens Rosinha e Chicó, do Auto da Compadecida, para contar a história de Ariano. De acordo com a professora Isabel Vasconcelos, há dois anos os estudantes usam o fantoche como parte de um projeto de reciclagem. "Com isso, adaptamos o projeto ao tema Ariano Suassuna. Fizemos pesquisas e criamos o texto, destacando os personagens, baseados num texto do poeta popular Antônio Carlos Damasceno", explica.

Em seguida, estudantes do 4º ano da Escola Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Recife, representaram a cena do julgamento do Auto da Compadecida. "A gente aprendeu muito sobre Ariano. Todo mundo participou e se empenhou muito para a peça poder acontecer", afirma a aluna Paula Gabriela Barbosa. A coordenadora da biblioteca da escola, Adilza Regina, explica que várias turmas participaram do projeto. "O trabalho girou em torno de Ariano, contemplando a vida e a obra dele, bem como as músicas e estética do Movimento Armorial. Cada sala ficou responsável por uma cena", acrescenta.

A coordenadora do PMBFL, Ivana Cavalcanti, não escondeu a emoção ao ver as apresentações dos estudantes. "Esse é o resultado do trabalho que nós vivenciamos há muito tempo. É maravilhoso ver o sorriso nos olhos dos professores e das crianças", disse. Segundo Ivana, a maioria dos trabalhos foi produzida a partir dos livros de Ariano, usando também as iluminuras e outras peças plásticas e visuais ligadas à obra. "A escola Paulo Freire, enquanto espaço de formação, acolhe essa mostra com muita alegria, para destacar o belo trabalho dos professores de biblioteca", complementa a diretora Sandra Serralva.

Programa - O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores tem cerca de 310 professores desenvolvendo atividades voltadas para o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares do Recife. A partir de 2014, com a reelaboração da Política da Rede Municipal de Ensino do Recife, o PMBFL foi reestruturado nas suas atribuições, atendendo às diferentes etapas e modalidades de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio de projetos literários e organização de eventos culturais.