NOTÍCIAS

Saúde | 23.11.15 - 19h48

Seminário estimula participação do homem nas consultas de pré-natal das parceiras

img_alt

Recife é a primeira cidade do estado a implantar a estratégia. (Foto: cortesia)

 

A participação do homem nas consultas médicas das companheiras gestantes foi tema do Seminário Municipal de Saúde do Homem, que aconteceu nesta segunda-feira (20), no Forte das Cinco Pontas. O Recife será a primeira cidade do estado a implantar a estratégia ‘Pré-Natal do Parceiro’, cujo objetivo é fortalecer o vínculo entre a família. O evento integra o calendário de atividades do Novembro Azul, movimento que chama atenção para o cuidado com a saúde integral do homem.

Na ocasião, o apoiador da Política Nacional de Saúde do Homem, Airton Sampaio, do Ministério da Saúde, apresentou a iniciativa que pretende engajar os homens no acompanhamento da gestação e parto das mulheres e integrá-los no cuidado e no desenvolvimento da criança.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a estratégia também pretende envolver os homens em ações de prevenção e promoção, aproximando-os das unidades de saúde. “A participação efetiva do homem na relação de cuidado e autocuidado reduz os principais riscos relacionados à população masculina contribuindo para o bem-estar da família e da sociedade”, afirmou o secretário, reforçando que o cuidado do homem vai além da prevenção do câncer de próstata, passando pela saúde integral com a atenção a muitas outras doenças - cardiopatias, hipertensão, diabetes.

De acordo com o coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, a iniciativa pretende fortalecer o vínculo do homem com a parceira e com a criança. “O Pré-Natal do Parceiro busca aproveitar a presença dos homens que acompanham suas parceiras nas consultas médicas periódicas para ofertar exames de rotina e testes rápidos, atualizar caderneta de vacina, participar das ações educativas e de planejamento familiar nos serviços de saúde”, disse o coordenador da Política de Saúde do Homem do Recife, Helton Feitosa.

Ainda segundo Helton, na rede municipal, o projeto está na fase de implantação. Em seguida, os profissionais das maternidades serão capacitados para orientar os homens e as mulheres.

ASSUNTOS: