Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 23.11.21 - 16h42

Prefeitura do Recife dá a largada para o início da celebração do Mais Vida nos Morros na Iputinga

img_alt

celebração do programa Mais Vida nos Morros na Iputinga. (Foto: Edson Alves/divulgação)

 

Jogos e brincadeiras educativas, contação de histórias, apresentação de artes marciais e capoeira fizeram parte do primeiro dia da programação, que iniciou nesta segunda-feira (22), na Pracinha da Rua David Nasser.

Na tarde desta segunda-feira (22), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, iniciou a celebração do programa Mais Vida nos Morros na Iputinga, com apoio da Secretaria de Segurança Cidadã e da CTTU. Moradores do entorno e estudantes da Escola Municipal São Domingos puderam participar de várias atividades como jogos e brincadeiras educativas, contação de histórias, artes marciais e capoeira. 

Para começar a tarde, às 14h, a Liga de Super Heróis da CTTU conduziu os alunos da Escola Municipal São Domingo até a Pracinha David Nasser, aproveitando para ensinar sobre responsabilidade no trânsito e a importância dele ser seguro, gentil e com mobilidade sustentável. Justina, a super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, junto com seu parceiro Amarelinho, um herói com uma personalidade amigável, e Pedalita, a super-heroína que tem o uniforme inspirado nas rotas cicláveis e no urbanismo tático, promoveram jogos e brincadeiras lúdicas sobre o que é certo ou não se fazer no trânsito.

Logo em seguida, às 15h, o Sensei Josias Alexandre falou da importância de ter disciplina na rotina e da prática esportiva. Na oportunidade, os alunos de Judô do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Dom Hélder fizeram uma apresentação ensinando o nome de cada movimento da prática e depois convidaram as crianças a repetirem os comandos das artes marciais. Às 15h30, foi a vez do Mestre Capoeirista, Vicente de Luna, juntamente com os seus alunos do Compaz, ensinar as músicas ritmadas cantadas nas rodas de capoeira acompanhadas por berimbau e atabaque. O grupo de capoeira se apresentou e abriu a roda para os alunos participarem.

Também esteve presente a arte educadora e contadora de história do Compaz, Andrea Santos, que distribuiu 5 exemplares do livro Ribe do Capibaribe, de autoria do ilustrador Allan Chaves. A publicação infantil, com histórias em quadrinhos e atividades, tem como principal personagem uma simpática capivara, o Ribe, que junto com seus amigos – que vivem no principal curso d’água do Recife – se aventuram pela cidade e aprendem sobre os cuidados com a natureza. Uma maneira bem divertida de levar educação ambiental e sensibilizar a população sobre o Rio Capibaribe, o desenvolvimento da cidade, os bens naturais, a sustentabilidade e a cultura.  

As festividades continuam na quarta-feira (24), a partir das 14h, com oficina de Culinária Sustentável, que será seguida pela oficina de Produção de Mudas, às 15h, ambas com inscrições abertas para o público em geral e realizadas na hora do evento. A programação do dia se encerra, às 16h, com um piquenique comunitário. As três atividades acontecerão na pracinha da Rua David Nasser.

*MAIS VIDA NOS MORROS* - Criado em 2016, o Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. O programa já atendeu 55 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil famílias. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente.

O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. O programa conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.