Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.11.21 - 11h28

Prefeitura do Recife leva Estação da Diversidade ao Metrô do Recife e à Festa do Morro da Conceição

img_alt

Ação itinerante do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+ faz parte da programação da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife leva a Estação da Diversidade, ação itinerante do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, para atingir usuários das Estações de Metrô do Recife e frequentadores da Festa do Morro da Conceição. A iniciativa consiste em levar à população orientações para fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos das pessoas LGBTI+, visando prevenir  violências. Os profissionais atendem a população, realizam encaminhamentos e referenciam as demandas da população que vive em vulnerabilidade. As ações acontecerão nas Estações de Metrô nos dias 24, 25 e 26 de novembro e serão levadas ao Morro da Conceição nos dias 26, 27, 28 de novembro e 3, 4, 5, 6 de dezembro.

Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, a Estação da Diversidade faz parte da programação da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, que teve início no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemoram 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A programação da Jornada de Direitos Humanos pode ser conferida no site da Prefeitura do Recife e conta com mais de 60 atividades espalhadas pela cidade. 

A Estação da Diversidade já esteve nos bairros de São José, no Centro do Recife, e Ibura, na Zona Sul, acolhendo demandas como retificação do nome, atendimento psicológico, serviços de saúde e de assistência social, entre outros. Além das equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), também estão envolvidas na ação profissionais das secretarias da Assistência Social, de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Juventude, da Saúde e da Mulher.

CENTRO LGBT - Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Trata-se do primeiro Centro de Referência Municipal em Cidadania LGBTI+ do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de 2,3 mil usuários cadastrados e realizou mais de 14 mil atendimentos. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

DENÚNCIA ONLINE - Lançado em 2018, a plataforma online de denúncias contra LGBTfobia está disponível no site da Prefeitura do Recife, por meio do linkhttp://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O canal recebe registro de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações. Outros tipos de discriminação e violência, não previstos na legislação, podem procurar o Centro LGBTI+.

Confira onde a Estação da Diversidade estará durante a 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife. As equipes de profissionais irão trabalhar de maneira itinerante nestes locais:

Local: Estações de Metrô Norte -  Barro, Afogados, Joana Bezerra e Estação Central.

Data/Hora: 24/11, das 13h às 17h

 

Local: Estações de Metrô Sul - Aeroporto, Tancredo Neves, Imbiribeira e Estação Central.

Data/Hora: 25/11, das 13h às 17h

 

Local: Estação Central de Metrô do Recife

Data/Hora: 26/11, das 8h às 11h

 

Local: Praça do Morro da Conceição

Data/Hora: 26, 27, 28/11 e 3, 4, 5, 6/12. Das 18h até às 22h.