Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.21 - 16h48

Programação formativa do Ciclo Natalino entra na reta final

img_alt

Prefeitura do Recife realiza três últimos encontros e oficinas de preparação e sensibilização para o Ciclo Natalino 2021 (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Concluindo a etapa formativa, que abriu alas para a programação do Ciclo Natalino 2021, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza os três últimos encontros e oficinas de preparação e sensibilização cultural para brincantes e público em geral, com todos os protocolos sanitários assegurados e controle de público.

Nestas quarta (24) e sexta-feira (26), os recifenses têm encontro marcado com os defensores das manifestações culturais mais enraizadas do Natal nordestino. A partir das 14h, o Teatro Hermilo Borba Filho sedia os dois últimos encontros da série de conversas Diálogos, que reúne mestres e mestras da cultura popular para dividir suas trajetórias e coloridos saberes ancestrais, que há tanto tingem a cidade, sua gente e suas celebrações.

Na quarta-feira, o evento terá como temas dois brinquedos populares: Boi de Natal e Cavalo Marinho, reunindo Mestre Grimário, do Cavalo Marinho Boi Pintado, Mestra Moca Salustiano, da Família Salustiano, e Mestre Vavá, do Boi de Mainha. A sexta será das pastoras. Para falar sobre a mais popular tradição natalina, participam do último dia de Diálogos a Mestra Dona Jandecira, do Pastoril Jardim da Alegria, Adilane Santos, do Pastoril da Tia Nininha, e Mestra Ivany, do Pastoril Campinas Alegres. As conversas são abertas ao público.

Oficina – No Sítio Trindade, a série de três oficinas natalinas, que teve início no último mês de outubro, também chega à etapa final, a partir deste fim de semana. Com seis dias de duração e capacidade de atender até 20 pessoas, a derradeira oficina, “Teatralidade nos Folguedos Natalinos”, será oferecida, entre os próximos dias 26, 27 e 28 de novembro, 3, 4 e 5 de dezembro, das 15h às 18h. 

Com o objetivo de propiciar, através de jogos dramáticos e teatrais, o contato dos participantes com algumas tradições do período, estimulando a ludicidade, a integração de grupo, o compartilhamento de saberes e o conhecimento sobre músicas, danças e brincadeiras como o pastoril, reisado, ciranda e cavalo-marinho, a oficina destina-se a adultos e adolescentes com mais de 15 anos. Será conduzida pelo ator, encenador, dramaturgo e professor de teatro Quiercles Santana. Inscrições: https://forms.gle/yzCLTWXvveCReWJz6. Para mais informações:  (81) 3355-8034.