NOTÍCIAS

Educação | 23.12.15 - 17h31

Secretaria de Educação do Recife homenageia alunos aprovados em cursos técnicos

img_alt

Os mais de 50 estudantes da rede municipal que passaram no IFPE e nas ETEs receberam um certificado de menção honrosa. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife homenageou, na manhã desta quarta-feira (23), os mais de 50 alunos da rede municipal de ensino do Recife que foram aprovados nas provas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Em cerimônia realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Paulo Freire, na Madalena, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, entregaram certificados de menção honrosa aos estudantes do 9º ano que farão o Ensino Médio junto com o Ensino Técnico em 2016.

"Estamos muito orgulhosos de vocês, que são um exemplo pros demais alunos da rede. Parabéns aos alunos e também aos professores e gestores que ajudaram vocês no dia a dia. Ano que vem, com certeza, teremos um número de aprovados ainda maior", acredita o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

O destaque da rede municipal foi o estudante Daniel Nascimento dos Santos, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, que ficou em primeiro lugar entre os cotistas no vestibular para o curso de Eletrônica do IFPE. "Há uns sete meses venho me preparando para essa prova. Eu estava estudando muito, pelo menos quatro horas por dia, fora as aulas. Já esperava passar, mas não imaginava que conseguiria uma colocação tão boa", comemorou o adolescente, que também estava feliz por saber que continuará estudando com o amigo Ryan Vinícius Morais, segundo colocado no mesmo curso.

"Sempre gostamos de estudar. Nós dois fazíamos competição pra ver quem tirava a nota maior nas provas. Nosso professor de matemática, Everaldo Alves, foi quem mais nos incentivou a fazer a inscrição em cursos técnicos. Ele passava questões do IFPE e do Enem pra gente responder", contou Ryan, que foi monitor da equipe campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). 

A mãe de Ryan, Vanessa Silva Santos, disse que, mesmo o filho se dedicado bastante à robótica, conseguiu conciliar com os estudos das demais matérias. "O objetivo de Ryan foi alcançado. Agradeço a todos os professores da Arraial Novo, que foram fundamentais nesse sucesso. Há uns anos, não imaginava que meu filho teria um desempenho tão bom estudando em uma escola pública. Muitos estudantes de colégios privados não conseguiram o que Ryan conseguiu numa escola municipal. Ele abraçou todas as oportunidades que teve. Na rua em que moramos, na comunidade da Coreia, no Cordeiro, as crianças dizem que querem ser como Ryan quando crescerem. Tenho muito orgulho dele".

Além dos oito alunos da Arraial Novo do Bom Jesus aprovados, outra escola que se destacou nas provas foi a Florestan Fernandes, que também teve oito estudantes aprovados no IFPE e nas ETEs. De acordo com o gestor Ronaldo Beltrão, há dois anos eles intensificaram os preparativos dos alunos dos 9º anos para as provas das escolas técnicas estaduais e federal. "Os professores fazem um planejamento de aula voltado a essas provas. Eles deram até aulas extras no contraturno. Levamos ex-alunos nossos que fazem cursos técnicos para darem dicas aos nossos estudantes e para ajudarem-nos a escolher que curso fazer", contou o diretor, que trabalha na unidade de ensino desde 2006 - há quatro na gestão.