Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 23.12.20 - 17h00

Prefeitura do Recife divulga o funcionamento dos serviços públicos nesta véspera (24) e dia de Natal (25)

 

Nesta quinta-feira (24), véspera do feriado de Natal, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife. Para quem quiser aproveitar o  feriado de Natal (25), uma ótima pedida é aproveitar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará das 7h às 16h. Além disso, as Nataliocas ganham o Recife, levando a alegria e as tradições da cultura popular pela cidade. Os demais serviços voltam ao funcionamento normal na segunda-feira (28).

 

Confira abaixo o que abre e fecha nesta véspera e dia de Natal:  

 

CULTURA - Neste Natal, a Prefeitura do Recife vai subverter tempos tão duros com uma programação cultural toda virtual e volante para assegurar saúde e distribuir esperança em dias melhores para todo recifense. Realização da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com patrocínio da Ambev, a programação contará com exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre. No dia 25, as Nataliocas ganham a cidade, levando a alegria e as tradições da cultura popular pelo Recife. Os equipamentos culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados nos próximos dias 24 e 25. O Paço do Frevo abrirá nos dias 26 e 27, das 11h às 17h.

NATAL PARA SEMPRE

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

BAILE DO MENINO DEUS

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição. A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br.

No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

NATALIOCAS

No dia 25, as tradições da cultura popular nordestina voltam a circular pela cidade, convidando a população a celebrar em casa o ciclo natalino. Ganhando as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, mais quatro atrações garantirão a festa nas varandas, sacadas e calçadas Recife afora, distribuindo emoção entre os recifenses.

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Achyles

18h às 20h - Pastoril Vovó Alzira

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h - Pastoril Campinas Alegres

 

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível neste feriado de Natal (25) das 7h às 16h. No domingo (27), como de costume, o percurso também estará disponível no mesmo horário. Além disso, os parques da cidade estarão abertos normalmente. O Parque Santana e o Parque Macaxeira funcionam das 5h30 às 21h, com quadras, espaço para caminhada, brinquedos infantis, brinquedos com acessibilidade, parques para cachorro e muito mais.

ESPORTE - As Academias Recife funcionam na manhã da quinta (24) e em seguida fecham até o domingo (27), reabrindo na segunda (28). As demais atividades e programas esportivos da Secretaria Executiva de Esportes estão em recesso até janeiro.

COMPAZ - Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados devido às festas de final de ano.

As Bibliotecas Municipais reabrem no dia 4 de janeiro de 2021 e os Compaz reabrem dia 5 de janeiro. As atividades esportivas nos Compaz retornarão dia 19 de janeiro de 2021

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nestas quinta (24) e sexta-feira (25), por ocasião do Feriado de Natal. As atividades voltam na segunda-feira (28), das 7h às 18h. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quinta (24) e sexta-feira (25). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (28) a partir das 9h até às 12h.  

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife vai dar uma pausa durante o período natalino. O equipamento ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fechará nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, e na sexta-feira (25), Dia de Natal. O JBR retoma as atividades no sábado (26), com visitação das 9h às 15h, e entrada gratuita.  

PROCON RECIFE - No Procon Recife não haverá atendimento presencial ou audiências online nestas quinta e sexta-feira (24 e 25), por ocasião do Feriado de Natal.

As atividades presenciais e online voltam na segunda-feira (28), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Não haverá atendimento no Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, nos dias 24 e 25 de dezembro. Informações sobre IPTU,ISS, ITBI e demais informações tributárias podem ser acessadas no Portal de Finanças portalfinancas.recife.pe.gov.br ou pelo Conecta Recife App.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Na quinta (24) e na sexta-feira (25), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão à noite. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na segunda-feira (28), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

SAÚDE - Nestas quinta (24) e sexta-feira (25), ponto facultativo e feriado de Natal, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (28). Apenas cinco Upinhas vão funcionar nestes dois dias, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e a Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também funcionarão, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também realizará atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (28).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.