Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 23.12.22 - 14h35

Natal: confira o funcionamento dos serviços municipais neste final de semana


Mercados, Parques e Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionam normalmente

Neste final de semana natalino, alguns serviços da Prefeitura do Recife estarão disponíveis. Os mercados, as feiras e os parques públicos, por exemplo, vão abrir normalmente no sábado (24) e no domingo (25). Para quem quiser celebrar a data em família, uma opção é o tradicional espetáculo Baile do Menino Deus que será apresentado nos dias 23, 24 e 25, no Marco Zero, sempre às 20h. Além disso, no domingo, a partir das 17h os parques Macaxeira e Santana vão receber orquestras de natal, o grupo Divinas Pastoras e a apresentação Catirinada. Já no Segundo Jardim de Boa Viagem, no mesmo dia, também a partir das 17h, vai ter a apresentação do Grupo Fuzuê, cavalo marinho com Mestre Batista e pastoril Perigosas Pastoras.

 

SAÚDE - Neste sábado (24), véspera de Natal, a vacinação contra covid-19 acontece normalmente, das 9h às 18h, nos shoppings RioMar, no Pina, Recife, em Boa Viagem, Tacaruna, em Santo Amaro, e Boa Vista, na área central da cidade. Nos quatro locais, o acesso ao serviço acontece por demanda espontânea - apenas a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade e a 5ª dose dos idosos com 80 anos ou mais precisam ser agendadas. O Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, também funcionará no mesmo horário, por agendamento ou demanda espontânea. 

Já no domingo (25), feriado de Natal, nenhum local estará funcionando. Todos os pontos de vacinação, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na segunda-feira (26).

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, também estarão realizando, no sábado (24) e no domingo (25), das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus.

Para ter acesso aos testes nesses locais, é preciso agendar através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar). Estão dispensadas da marcação apenas as pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças com até 5 anos. Os demais pontos onde são feitos os exames para covid-19 serão retomados na segunda-feira (26).

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionam aos sábados e domingos, os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionam aos fins de semana.

Neste sábado (24) e domingo (25), funcionarão normalmente o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que funciona das 19h às 5h todos os dias; as casas de acolhimento institucional, que funcionam 24 horas; e os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, que seguem ofertando refeições das 11h às 14h e das 17h às 19h diariamente.

 

TURISMO E LAZER - O Viva o Natal, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove opções de lazer no dia de Natal, 25 de dezembro, nos parques Macaxeira, Santana e Segundo Jardim de Boa Viagem. 

 No Parque da Macaxeira, a partir das 17h, vai ter oficinas de natal para a criançada, brinquedos infláveis e orquestra de natal. Das 18h às 19h, se apresenta o grupo Divinas Pastoras. Já no Parque Santana, também a partir das 17h, se apresenta o grupo Catirinada,uma orquestra de natal e o grupo Divinas Pastoras. 

No Parque Santana e Macaxeira a programação será a mesma, com alternância de horários. Os parques irão receber orquestras de natal, o grupo Divinas Pastoras e a apresentação Catirinada. Brinquedos infláveis e oficinas de natal também farão a festa das crianças, tudo a partir das 17h. 

Já no Segundo Jardim, também a partir das 17h, vai ter a apresentação do Grupo Fuzuê, cavalo marinho com Mestre Batista e pastoril Perigosas Pastoras.

No domingo, os recifenses e turistas também poderão curtir o Natal explorando a cidade de bicicleta. O percurso exclusivo das bikes, que funciona aos domingos e feriados nacionais, estará disponível das 7h às 16h. 

O Olha! Recife, ação que proporciona passeios de sensibilização turística que levam as pessoas a conhecer os atrativos da cidade de forma gratuita, dá uma pausa. O projeto volta dia 7 de janeiro.

Neste sábado (24), os parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente.

 

CULTURA - Nestes sábado e domingo natalinos, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estarão fechados. Mas só fica em casa quem quiser celebrar a festa junto com a família. A cidade estará cheia de convites irresistíveis para o encontro com as tradições da cultura popular.

Nesta sexta (23), os pastoris fazem a festa azul e encarnada na UR 3, alcançando a RPA 6, a partir das 19h. No Pátio de São Pedro e na Rio Branco, a festa começa mais cedo, às 18h, com apresentações de pastoris, grupos de dança, cavalo marinho e ciranda.

No Marco Zero, a partir das 20h, um dos maiores espetáculos da cultura popular natalina volta a encontrar seus públicos, após dois anos de edições virtuais, em função da pandemia. O Baile do Menino Deus, com direção de Ronaldo Correia de Brito, produção de Carla Valença, da Relicário Produções, e apoio da Prefeitura do Recife, chega à sua 19ª edição em três sessões: nos dias 23, 24 e 25. Entre as novidades, há mudanças nos figurinos e adereços, na trilha sonora e na cenografia, que vai estrear passarelas e pontes para levar para pertinho do público a emoção da ópera popular nordestina que conta a história mais famosa do mundo.

No domingo (25), além do Baile, nove atrações, entre pastoris, bois e orquestras, irão se espalhar pela cidade, encontrando o público na Avenida Rio Branco, Segundo Jardim e Parque Dona Lindu.

Até o próximo dia 6 de janeiro, o Natal dos Encontros segue em cartaz na cidade, levando festa para praças, parques e ruas, num variado desfile de agremiações e folguedos natalinos, em mais de 80 apresentações.

 

MULHER - Neste Natal, o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia, e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo, vão atender normalmente.

 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, não funcionará neste sábado (24) e no domingo (25), devido ao feriado de Natal. Como o espaço ambiental não funciona normalmente às segundas, as atividades serão retomadas a partir da próxima terça-feira (27), das 9h às 15h, com entrada gratuita.

 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - A Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA) informa que o Hospital Veterinário do Recife (HVR) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados e domingos o equipamento está fechado.

 

 MERCADOS E FEIRAS  - Os mercados e feiras públicas do Recife funcionarão neste sábado (24) das 6h às 18h. Já no domingo (25), funcionarão das 6h às 13h. 

 

 COMPAZ - Nos dias 24 e 25, todos os COMPAZ e as bibliotecas da rede Bibliotecas Pela Paz estarão fechados, exceto pelo serviço de testagem para Covid no COMPAZ Ariano Suassuna, que funcionará normalmente.

 

TRÂNSITO - Um efetivo de 40 servidores, entre agentes e orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) está nas ruas, neste final de semana, para garantir a mobilidade durante os eventos do ciclo natalino no Bairro do Recife. O Baile do Menino Deus, que será realizado no Marco Zero nos dias 23, 24 e 25, às 20h, terá desvios iniciando às 19h, na Ponte Giratória, com o trânsito sendo transferido para a Avenida Martins de Barros. Os agentes e orientadores estarão no local.

 Os serviços oferecidos na sede da CTTU de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas normalmente não funcionam aos sábados e domingos. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente neste final de semana, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (26), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

 

PROCON - Não há expediente aos sábados e domingos do Procon Recife, tanto na sede localizada na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, quanto e em seus postos de atendimento localizados nos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque. A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES  E SALA DO EMPREENDEDORISMO - As Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não têm atendimento ao público no fim de semana. Os serviços retornam na segunda-feira (26) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

 Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) também retornam suas atividades na terça-feira (27), das 8h às 16h, seguindo o horário de funcionamento do aparelho. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br). As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira (26), nos horários normais dos cursos.

 

 

ASSUNTOS: