Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.01.18 - 15h44

Inauguração da 15ª Academia Recife marca mais uma etapa da transformação do Centro Esportivo Santos Dumont

img_alt

Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara visitaram o equipamento na Zona Sul do Recife que também ganhou, na manhã desta quarta-feira (24), o novo espaço para ginástica e dança, lanchonete, banheiros, área de convivência e paisagismo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A entrega da 15º Academia Recife, na manhã desta quarta-feira (24), simboliza a finalização de mais uma etapa da transformação vivenciada pelo Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. O espaço passa pela maior requalificação que já recebeu desde sua inauguração, há mais de quatro décadas, em um investimento de R$ 20 milhões, executado pelo Governo do Estado. O nova unidade vai beneficiar tanto os moradores da Zona Sul, quanto atletas profissionais e amadores que usam o equipamento para prática esportiva, dentro do novo conceito do Centro, como um Parque Urbano, aberto para a população da Zona Sul.

Para o prefeito Geraldo Julio, a maior conquista da Academia Recife é promover a saúde da população e prevenir doenças. "A gente já tem mais de 80 mil pessoas inscritos no Recife. Essas são pessoas que estão cuidando da saúde, levando uma vida melhor, ficando mais felizes, certamente depois que você começa uma atividade física você muda completamente e leva uma vida com muito mais saúde e alegria", afirmou o prefeito. "A Academia Recife chega para integrar uma obra importante que o Estado vem fazendo aqui. São dezenas de equipamentos que estão sendo construídos ou que foram requalificados e agora vai ser um parque aberto para as pessoas", acrescentou Geraldo.

A nova Academia Recife fica numa área de 250 m² e tem 26 equipamentos para musculação, alongamento e ginástica localizada. A Academia conta com dois professores e dois estagiários de educação física, além da equipe administrativa e de limpeza. Com a mesma tecnologia dos demais espaços, os equipamentos de musculação e ginástica são feitos em aço inoxidável, com tecido naval e acabamento polido para reflexão do sol. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h e aos sábados das 5h30 às 9h30. Para utilizar, basta levar um documento de identificação e o comprovante de residência, de segunda a sexta das 8h às 18h, e realizar a inscrição.

Na visita, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio inauguraram ainda o espaço destinado à prática de Ginástica Rítmica e Danças. Além disso, foram entregues banheiros, lanchonete, parklet e as intervenções paisagísticas da área. "Em breve, a gente volta aqui porque tem quadra de tênis, campo de futebol, tem quadra coberta e o ginásio também, que está em obras. Posteriormente, na última etapa, fica a piscina, então é a reforma completa aqui do centro esportivo incorporado com centro cultural também. O Santos Dumont vai ser um grande equipamento entregue à população do Recife, à população da Zona Sul", explicou Paulo. Ainda nesta manhã, o governador e o prefeito fizeram a derrubada simbólica do muro que rodeia o lugar para promover a interação dos moradores com o Centro.

O centro de Ginástica e Dança foi reestruturado com novos banheiros, telhado com estrutura metálica, nova iluminação, piso, palco e espelhos que deram o tom ao local destinado às artes e esportes plásticos. A obra durou cerca de dois meses. No mesmo ambiente da academia, uma intervenção de paisagismo foi realizada com a instalação de dois parklets, que criou uma área de convivência, além de colocação de novo gramado e plantas. Além disso, foram revitalizados os banheiros públicos masculino e feminino e um espaço para a instalação de uma lanchonete que atenderá os usuários do Dojô, da Academia e do Centro de Ginástica e Dança.

O secretário Felipe Carreras destacou o potencial de transformação que o investimento pode proporcionar. "Não se trata apenas de mais uma entrega de uma sala de ginástica, de uma academia, de novas áreas de convivência. Se trata do nascimento de novos sonhos, da renovação da esperança desses meninos que estão aqui, tantas crianças e adolescentes que sabem que o esporte pode mudar a vida. Se trata da pavimentação de todo o trabalho que tem sido construído no governo Paulo Câmara para dar valor ao esporte, com todos os nobres valores que o esporte entrega", grifou.

Moradora da área, Rosiane Viana, 48 anos, foi uma das primeiras inscritas na Academia Recife. Ela viu a movimentação na montagem da estrutura e correu para garantir a vaga. "Para mim está sendo de grande valia, porque já fazia um bom tempo que eu estava procurando um lugar para voltar a fazer minhas atividades e não encontrava nem tempo e nem lugar. Moro próximo ao Santos Dumont, então o horário fica bom para mim e eu posso fazer tranquilamente meu treino. É um local arejado, ao ar livre, tem muito verde, os profissionais são excelentes, o material também é muito bom. Estava há mais ou menos 8 meses sem fazer atividade e procurando me encaixar.