Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.01.19 - 13h00

Olha! Recife encerra mês de janeiro com passeios de barco, de ônibus e a pé

img_alt

Os roteiros temáticos Volta à Ilha, Recife Holandês, Caminho do Imperador e Rua da Aurora serão nos próximos dias 26, 27 e 30 e são gratuitos (Foto: Inaldo Lins/ArquivoPCR)

 

Para aproveitar e conhecer a cidade em diferentes ângulos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove os próximos passeios do Olha! Recife, com roteiros a pé, de barco e de ônibus. No próximo sábado (26), quem se inscrever no projeto vai passear pelas águas do rio Capibaribe. No mesmo dia, à tarde, o passeio de ônibus vai abordar aspectos do período holandês, no Recife do século XVII. Já no domingo (27), o passeio a pé fará o roteiro Caminho do Imperador, percorrendo um trecho que remonta a visita de Dom Pedro II à cidade. E na quarta (30), o Olha! Recife a pé fará o roteiro Rua da Aurora, percorrendo essa via eternizada em poemas e músicas.

No sábado (26) tem mais um edição do passeio pelo rio Capibaribe para aproveitar o último fim de semana do mês de férias. A embarcação sai do Cais das Cinco Pontas e percorre trechos do centro. Durante o passeio, os inscritos poderão participar da tradição que diz que ao passar por baixo das pontes, durante o trajeto, deve-se fazer um pedido. O roteiro de Catamarã começa às 9h.

À tarde, o passeio de ônibus começa às 14h e vai abordar aspectos do período holandês, no Recife do século XVII. O roteiro vai passar pela Rua do Bom Jesus, Praça da República e contornar os fortes Do Brum e Cinco Pontas. Vai também até o Monte Guararapes, onde ocorreram as batalhas que decidiram o destino dos flamengos em terras pernambucanas. No local, há um mirante e uma exposição mantidos pelo Exército e pela igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais belos templos barroco do Brasil.

A caminhada do domingo (27) vai lembrar os passos que Dom Pedro II deu quando esteve no Recife. Estão no trajeto: o Cais do Imperador, a Igreja do Divino Espírito Santo, Rua do Imperador com seu conjunto de edificações e o impressionante Palácio do Campo das Princesas, que mantém um valioso conjunto de obras de arte, mobiliário antigo, vitrais deslumbrantes.

E na quarta (30), o Olha! Recife fará o roteiro a pé pela Rua da Aurora, que de acordo com Gilberto Freyre é a mais recifense das ruas da cidade. Na caminhada serão contempladas as edificações da artéria como o edifício Duarte Coelho, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o casario, Palácio Joaquim Nabuco e outros prédios e monumentos.

Para participar de todos os passeios é preciso se inscrever no site: www.olharecife.com.br, a partir da próxima sexta-feira (25), às 9h.

 

Serviço:

 

Olha! Recife no Rio (Sábado)

Tema: Volta à Ilha

Dia: 26/01

Hora: 9h

Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

 

Olha! Recife de Ônibus (Sábado)

Tema: Recife Holandês

Dia: 26/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Domingo)

Tema: Caminho do Imperador

Dia: 27/01

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)

Tema: Rua da Aurora

Dia: 30/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal