NOTÍCIAS

| 24.02.12 - 16h13

Moradores de Nova Descoberta receberam reforço de mais de 200 agentes no combate à dengue

Ação aconteceu nos mais de dez mil imóveis do local e ainda resultou na interdição de um restaurante
 
Por Tádzio Estevam
 
A manhã desta sexta-feira foi de luta contra o mosquito da dengue pelas ruas do bairro de Nova Descoberta, Zona Noroeste do Recife. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde Ambiental (PSA), realizou uma grande varredura nos mais de dez mil imóveis do bairro. A ação envolveu mais de 200 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e Agentes Comunitários de Saúde. O resultado ainda culminou na interdição de um restaurante localizado no Largo Dona Regina, área comercial do bairro.
 
Esta foi a segunda edição do mutirão. Após a contratação dos 135 asaces no início deste ano, a primeira ação do tipo aconteceu no começo de fevereiro na comunidade da Cohab, zona sul da Cidade. A iniciativa compõe o conjunto de ações previstas no plano de enfrentamento traçado pela Secretaria para a diminuição de casos suspeitos e confirmados da doença na Cidade.
 
Divididos em vários grupos, os agentes saíram de porta em porta à procura de focos do mosquito para eliminação. “Estamos preocupados com o alto número de casos confirmados aqui nesta comunidade. Segundo o último boletim divulgado pela epidemiologia, Nova Descoberta registrou 30 casos de dengue clássica desde o início do ano. Por isso resolvemos fazer esta varredura para eliminar os focos”, disse a diretora de Vigilância à Saúde do Município, Adeílza Ferraz.
 
A população ficou bastante satisfeita com a iniciativa da secretaria. Foi o que disse a moradora Patrícia Gomes, que já teve a doença três vezes, sendo a última da forma hemorrágica. “Ainda esta semana os agentes estiveram aqui em casa. Mas quanto mais vezes eles estiverem aqui mais tranquila eu fico. Pensei que iria morrer quando tive dengue pela terceira vez. Só descobri porque indo a uma festa comecei a sentir o gosto de sangue na boca. Quando cheguei na policlínica que fizeram o exame deu dengue hemorrágica. Graças a Deus eu me curei e não quero pegar essa maldita nunca mais na minha vida”, comentou.
 
As visitas tiveram o objetivo de visitar aproximadamente 11.000 imóveis. Durante todo o dia, os agentes abordaram residências e pontos comerciais da localidade. Dentre eles, um chamou a atenção da vigilância. O bar e restaurante Famiglia do Jhonne, conhecido como bar do João e localizado bem no centro comercial do bairro, no Largo Dona Regina, era o típico exemplo do que não se deve fazer para evitar a doença. No primeiro andar do estabelecimento foram encontrados vários focos do mosquito colocando em risco a saúde dos frequentadores do local. Por esse motivo, o restaurante foi interditado pela Vigilância Sanitária até que o proprietário resolva a situação por completo. “O local já foi notificado por duas vezes e nada foi feito por parte do dono. Sendo assim, resolvemos interditá-lo até que as providências cabíveis sejam tomadas e a liberação seja feita”, justificou Adeílza Ferraz.
 
Durante a mobilização, os agentes distribuíram material informativo e aplicaram larvicida biológico, além de descartarem possíveis criadouros do mosquito. Eles também contaram com a ajuda dos agentes comunitários de Saúde, que já realizam ações de sensibilização no dia a dia.
 
Dicas – O Aedes aegypti deposita seus ovos em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes, tonéis, caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo, e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Caso a pessoa apresente sintomas como febre e vômito, encontre machas vermelhas pelo corpo ou sinta dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.
 
Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.