NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.14 - 14h27

Mais vagas e transporte de graça no estacionamento da PCR

[caption id="attachment_44006" align="alignleft" width="680"] Esse ano serão 300 vagas a mais e haverá vans levando os foliões para o foco de folia. A iniciativa inibe a ação de flanelinhas. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Sucesso no ano passado, o estacionamento gratuito oferecido pela Prefeitura do Recife e administrado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) foi ampliado para o Carnaval 2014 e contará com transporte para os foliões até o foco de folia. Serão 1.500 vagas em dois espaços da PCR, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados no Cais do Apolo. São 300 vagas a mais que o ano passado.

Os foliões que estacionarem nesses espaços poderão contar ainda com o serviço de transporte através de vans cedidas pela Secretaria de Turismo e Lazer. Quem utilizar os estacionamentos da PCR, TRT e TRF será levado até a Rua do Observatório, em frente ao anexo da Central do Carnaval, a poucos metros da Praça do Arsenal. Serão seis vans com capacidade para 15 passageiros em cada uma delas. A média de espera entre um veículo e outro será de 10 a 15 minutos. O serviço será oferecido da sexta-feira (28) até a terça-feira (4) e irá funcionar das 16h à 1h.

Outra novidade é que, além dos carros e motos, serão oferecidas vagas também para bicicletas. Entretanto, há uma recomendação aos ciclistas: para que a entrada seja autorizada é necessária a apresentação de um cadeado, assegurando o equipamento do folião. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

Os estacionamentos gratuitos serão abertos já na sexta-feira (28), a partir das 18h, e segue até 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h, até a Quarta-Feira de Cinzas. Para que tudo transcorra bem, a Semoc conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e Emlurb. Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões.

No ano passado a rotatividade dos veículos durante os quatro dias de Carnaval foi surpreendente: 15.683 veículos circularam nos estacionamentos. Este ano, por ter um número maior de vagas, a expectativa é de que esse número aumente. Além disso, a aceitação popular dos estacionamentos foi de 98%.

Para a coordenadora geral dos estacionamentos gratuitos, Marta Lima, o segundo ano da iniciativa será ainda melhor. “Este ano tivemos condições de articular melhor a ação, corrigindo os erros do ano passado. Queremos, assim, proporcionar ao folião um local seguro, assegurando a integridade dele e do meio de transporte’, disse. A iniciativa visa também inibir a ação dos flanelinhas que atuam pelos arredores. “As pessoas ficam mais tranquilas, pois sabem que os estacionamentos têm vigilância constante”, finaliza.