NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.13 - 18h41

Hora do Planeta: Prefeitura desligou luzes da Praça da República

[caption id="attachment_32667" align="aligncenter" width="680"] No Brasil, a campanha contou com a participação de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, desligou, na noite de sábado (23), as luzes da Praça da República, aderindo ao movimento mundial Hora do Planeta. O logradouro ficou às escuras das 20h30 às 21h30, em um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global. A campanha, organizada pela Rede WWF desde 2007, conta com a participação de governos, empresas e cidadãos em 150 países.

“Não importa o quanto de energia foi economizado nesta noite. O essencial é que as pessoas parassem para pensar sobre os seus hábitos cotidianos e a relação que elas têm travado com a natureza. Os problemas ambientais existentes no mundo devem ser uma preocupação de todos e as soluções também dependem de cada um”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Assim que as luzes da praça foram apagadas, técnicos da Semas ascenderam velas e formaram uma roda para a declamação de poesias. O casal de estudantes universitários Leandro Santos e Eveline Silva, que acompanharam o apagão verde no logradouro, consideraram a iniciativa um bom instrumento de conscientização sobre o uso racional de energia. “É um gesto importante, uma forma de educar as pessoas a terem uma vida mais sustentável”, afirmou Eveline Silva.

Este ano, a Hora do Planeta convidou a sociedade, governos e empresas a darem o primeiro passo para salvar o planeta. No Brasil, a campanha contou com a participação de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações. De acordo com a Rede WWF, mais de um bilhão de pessoas participaram do movimento em 2012, difundindo a luta contra as mudanças climáticas no mundo.