NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.13 - 20h27

“Recife Antigo de Coração” transforma bairro em grande parque com muita música e lazer

Família do Prefeito Geraldo Julio, Governador Eduardo Campos e secretários prestigiam programação (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Família do Prefeito Geraldo Julio, Governador Eduardo Campos e secretários prestigiam programação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A cidade está em festa. Depois de pedalar na Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o recifense foi ao centro na tarde deste domingo (24) para o lançamento do projeto-piloto “Recife Antigo de Coração”. A Prefeitura transformou o bairro mais querido da cidade em um grande parque urbano, com apresentações culturais e esportivas, além de muito lazer e visitação turística. O fechamento do bairro para carros foi aprovado pela população, que ganhou mais espaço livre para circular. O prefeito Geraldo Julio e o governador Eduardo Campos - que percorreram 13 quilômetros de bike pela manhã – voltaram ao Marco Zero com suas famílias para assistir a apresentação da Orquestra Meninos do Monte do Bom Jesus, de Caruaru.

Assim que chegou ao Recife Antigo, Geraldo Julio fez questão de cumprimentar a população e reforçar a importância do projeto para a integração da cidade. “Olha só a quantidade de gente que tem aqui. Nós estamos curtindo muito o projeto. Com certeza, a iniciativa vai se firmar em nossa cidade para que a população conte com mais esse espaço de lazer no Recife", afirmou o prefeito. Além de Geraldo, 12 secretários do município foram conferir o evento.

Orquestra de Violino dos Meninos do Monte do Bom Jesus de Caruaru (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Orquestra de Violino dos Meninos do Monte do Bom Jesus de Caruaru. (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)

Para o governador Eduardo Campos, o projeto "Recife Antigo de Coração" garante uma opção de lazer interessante para as pessoas que, muitas vezes, não têm opção de divertimento aos domingos. "A tarde de hoje foi bela, com música clássica tocada por crianças. Qualquer pessoa que chegar ao bairro do Recife aos domingos vai encontrar, de forma gratuita, uma opção de lazer interessante e saudável", destacou Eduardo Campos.

No palco central, montado na Praça do Marco Zero, a animação da festa ficou por conta da orquestra formada por jovens caruaruenses. Entre as músicas apresentadas, a orquestra tocou o tradicional “Parabéns para você”, em homenagem ao aniversário do Recife, comemorado no último dia 12 de março. Passistas de frevo se apresentaram na Rua Vigário Tenório. Na Praça do Arsenal, as atrações foram voltadas para o público infantil com recreação, “contação” de estórias e teatro de mamulengos.

A dona de casa Marlene da Silva, 50 anos, saiu do bairro de Casa Amarela às 14h para não perder a programação do dia de hoje. “Dessa forma, a gente consegue sair de casa com mais tranquilidade. Tem muita coisa legal aqui. Já fiquei querendo mais”, comemorou Marlene.

Para garantir o lançamento do projeto-piloto, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) fechou algumas avenidas e ruas, a exemplo da Barão Rodrigues Mendes, Praça do Arsenal, Barbosa Lima, Itaiópolis, Rio Branco, Álvares Cabral, Marquês de Olinda, Vigário Tenório, Tomazina, Moeda, Travessa Tuyuty, dos Arrecifes; um trecho da Avenida Alfredo Lisboa (próximo ao Marco Zero) e as ruas do Bom Jesus, da Guia, do Apolo, Dona Maria Cesar, da Assembleia e Mariz e Barros.

As Pontes do Limoeiro, Buarque de Macedo e Giratória permaneceram abertas permitindo o acesso ao bairro, assim como as avenidas Cais do Apolo, Cais da Alfândega e Madre de Deus. A Prefeitura do Recife disponibilizou o estacionamento gratuito no seu edifício-sede. Vans fizeram o transporte das pessoas passando por três pontos do Recife Antigo: Torre Malakoff, Rua Mariz e Barros e na própria PCR.