NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.14 - 10h04

Ciclo de debates discute a história do Recife

A partir de amanhã (25) a Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, promove o ciclo de debates "Cidade, cultura e cotidiano: o Recife em debate", em virtude do aniversário da cidade, comemorado no último dia 12. As atividades vão até o dia 28, e incluem palestras, lançamento de livro, exibição de documentários e passeio por locais históricos do Recife.

O evento terá início com a mesa “O Recife em interpretação: sensibilidades para um estudo da história da cidade”, às 9h, seguida de palestra do pesquisador Mário Ribeiro, que falará sobre as práticas culturais populares no Recife do século XX. À tarde, será exibido o documentário “Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife”, seguida de roda de debate.

No segundo dia de atividades, haverá mesa para discussão do tema “Espaços de sociabilidades no Recife do século XX”. As palestras ficarão por conta do Carlos André Silva Moura, historiador e autor do livro “Fé, Saber e Poder: os intelectuais entre a Restauração Católica e a Política no Recife 1930-1937”, e Sandro Silva, historiador e autor da Dissertação de Mestrado “Quando ser gay era uma novidade: aspectos da homossexualidade masculina na cidade do Recife na década de 1970”.

Ainda na quarta-feira, o jornalista Hugo Bispo lança o livro “A província começa a virar metrópole: como o desejo de modernidade alterou os costumes e a estrutura urbana do Recife no início do século XX”, que aborda questões comportamentais dos recifenses durante o processo de transformação da cidade, com palestra sobre o tema. Durante a tarde, ocorre a exibição do vídeo ‘Irôco: a árvore sagrada’, com roda de debate em seguida.

No dia 27 (quinta-feira), a partir das 9h, os participantes farão um passeio por locais onde o Recife começou a se desenvolver, com base no temas discutidos nos dias anteriores. O percurso inicia no Marco Zero, passa por diversos locais do Bairro do Recife e termina no Pátio do Terço. Na sexta-feira (28) o evento encerra com as considerações finais, avaliação da atividade, sorteio de livros e entrega dos certificados.

Serviço
Ciclo de debates “Cidade, cultura e cotidiano: o Recife em debate”
Data: De 25 a 28 de março
Local: Casa do Carnaval, Casa 38 do Pátio de São Pedro. Informações: (81) 3355.4311


Programação

25/03 (Terça-feira)

09h às 12h
Mesa: O Recife em interpretação: sensibilidades para um estudo da história da cidade

Palestrante: Mário Ribeiro (Historiador e pesquisador das práticas culturais populares no Recife do século XX)

Tarde (opcional): Cine CASA. Exibição do documentário “Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife”, em seguida roda de debate.

26/03 (Quarta-feira)

09h às 12h
Mesa: Espaços de sociabilidades no Recife do século XX

Palestrantes:
Carlos André Silva Moura (Historiador e autor do livro Fé, Saber e Poder: os intelectuais entre a Restauração Católica e a Política no Recife 1930-1937)

Sandro Silva (Historiador e autor da Dissertação de Mestrado Quando ser gay era uma novidade: aspectos da homossexualidade masculina na cidade do Recife na década de 1970)

Hugo Bispo (jornalista e autor do livro “A província começa a virar metrópole”)

Tarde (opcional): Cine CASA. Exibição do vídeo ‘Irôco: a árvore sagrada’. Em seguida, roda de debate.

27/03 (Quinta-feira)

09h às 12h
Passeio pelas artérias das ilhas iniciais do Recife.


28/03 (Sexta-feira)


09h às 12h
Considerações Finais
Avaliação da atividade
Sorteio de Livros
Entrega dos certificados