NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.14 - 17h23

Conselho Municipal de Juventude foi eleito no último domingo

A eleição para o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife, que atuará no biênio 2014-2016, foi realizada no último domingo (23). A votação ocorreu nos prédios das escolas profissionalizantes, que são vinculadas a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, contemplando todas as regiões político-administrativas (RPA´s) do município. De acordo com a comissão eleitoral colegiada paritária, ou seja, constituída por dois membros da sociedade civil e dois membros do governo municipal, o processo correu tranquilamente.

A homologação dos novos membros do Conselho Municipal de Juventude será publicada no Diário Oficial do Município até o final da semana. No entanto, o resultado de cada seção eleitoral, distribuída por RPA, foi gerado ao final do pleito com a impressão de um relatório analítico da votação.

Estão sendo eleitos 16 membros para o Conselho, sendo seis membros representando as seis RPA´s e outros 10 ligados a entidades, movimentos, associações, organizações não-governamentais, fóruns e redes que trabalham com a temática da juventude na capital pernambucana. Todos os candidatos se inscreveram online no site da Prefeitura do Recife.
Com 29 anos, a secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes, votou no Centro Público de Casa Amarela, na RPA 3. “Os eleitos para o Conselho irão debater, criticar e apresentar ideias para a criação e consolidação de políticas públicas voltadas para a juventude em parceria com o poder público”, explicou.

Acompanhado por dois amigos, o estudante Otacílio Gonçalves da Silva, 18 anos, também votou no Centro Público de Casa Amarela. “Vim porque achei importante votar e ajudar a escolher quem vai pensar em nós jovens junto com a Prefeitura do Recife”, declarou.


Formação - O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife será composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 08 representantes do Governo Municipal, 01 representante da Câmara Municipal e 16 representantes da sociedade civil (04 representantes dos Movimentos, Associações ou Organizações comprometidos com a luta pela promoção e defesa dos Direitos da Juventude de atuação local, 02 conselheiros representantes dos Fóruns e Redes da Juventude, 03 conselheiros representantes das Entidades de Apoio às Políticas Públicas de Juventude, 06 conselheiros Representantes das Regiões Políticas Administrativas - RPA`s e 01 representante de Entidade que trabalhe com apoio aos jovens portadores de deficiências).