NOTÍCIAS

Cultura | 24.03.14 - 16h30

Recife Antigo de Coração lança o Moda na Rua

Manequins serão meninas do Pilar e Brasília Teimosa, que vão desfilar ao som das batidas da Rural de Roger de Renor

O Recife Antigo de Coração está completando um ano e, para celebrar a data, terá uma edição especial neste próximo domingo (dia 30). Como parte das celebrações, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, lança o Moda na Rua, que a partir de agora vai integrar as ações do projeto. “O Recife Antigo de Coração já está consolidado e aprovado pela população. O Moda na Rua vem para somar, para dar mais opções de lazer, arte e cultura, diversificando ainda mais o público que frequenta o bairro”, comenta o secretário Felipe Carreras. O Moda na Rua será das 16h às 22h, na rua Domingos José Martins (que fica entre as ruas do Bom Jesus e da Guia).

Vinte meninas das comunidades do Pilar e de Brasília Teimosa serão as manequins que vão desfilar no Moda na Rua. Elas foram escolhidas através de seleção feita por profissionais da área e vão receber orientação de passarela e etiqueta na Faculdade Senac. O objetivo é encontrar novos talentos das passarelas dentro das comunidades. A cada mês, a seleção será feita em uma comunidade diferente do Recife.

Os desfiles serão compostos por marcas convidadas, misturando grifes já consagradas no mercado e novos criadores. Para esta primeira edição, as meninas do Pilar e de Brasília Teimosa vão desfilar com as marcas Refazenda, Pinna, Calma Monga, Fenda, Noemy Rendas, Malakoff, Fernando Viana Pisantes e Rejane Trindade (acessórios). A trilha sonora dos desfiles ficará por conta de O Som da Rural, do produtor cultural Roger de Renor.

Os desfiles começam às 16h30. Antes, a partir das 16h, outras atividades no palco vão entreter o público. A abertura do evento será feita com a participação das crianças presentes, no momento Moda Mirim, com um profissional ensinando como desfilar na passarela. O Figurando será um momento reservado para receber artistas do cenário pernambucano e mostrar um pouco suas experiências com a moda no dia a dia e nos palcos. Nesta primeira edição, será a vez da atriz Rayana Carvalho e do estilista Eduardo Ferreira.

O Moda na Rua terá ainda stands-lojas, que funcionarão como boutiques durante o evento, com espaço de comercialização para marcas e também para expor trabalhos ligados a design, economia criativa, audiovisual e artes plásticas. Ao todo, nesta edição, 15 marcas vão participar dos stands-lojas: Fridas, Leandro Barros, Karina Leão, Fag, Maria Ribeiro, Fernando Viana Pisantes, Marina Morena, Desmantelo, Manufatura, Gigolé Acessórios, Desalinho Estamparia, Long’Falls, Pinna, Neto Criações e Rejane Trindade.

Um dos estandes será destinado a receber doações de roupas do público que for ao local conferir o Moda na Rua, que serão destinadas a uma instituição social, o Iasc. “O Moda na Rua é um espaço para refletir o que está acontecendo ao nosso redor, tudo isso com o viés da moda. De grandes fábricas de vestuário a ateliês caseiros, o evento terá espaço para todos, para que a troca de experiências e a vivência do público possam ser múltiplas”, afirma a idealizadora da ação, Andréa Carvalho.

Além da forte presença do Polo de Confecção no Agreste, hoje Recife abriga quatro instituições de ensino com cursos ligados ao setor, e também cursos técnicos, sem falar da vocação histórica de Pernambuco para a costura e o artesanato têxtil. “Colocar o Moda na Rua no calendário de eventos do Recife abre oportunidade para novos criadores ou marcas de pequeno porte, incentivando o empreendedorismo local”, diz Felipe Carreras.