Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.04.17 - 14h53

PCR realiza ação de saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

 

As atividades ocorrerão nesta quarta (26) e sexta-feira (05) com aulão da Academia da Cidade, aferição de pressão arterial e outros serviços

 

A Prefeitura do Recife realiza, nesta quarta-feira (26), diversas atividades para comemorar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. As ações acontecem no Parque 13 de maio, a partir das 6h30. Os profissionais da Academia da Cidade abrirão a atividade com um aulão de ginástica. As pessoas que passarem pelo local, entre 7h e 10h, também poderão aproveitar os serviços de saúde que serão oferecidos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e distribuição de folhetos informativos.

Na sexta-feira (05), as atividades acontecerão no edifício sede da Prefeitura do Recife, das 8h às 11h, onde os servidores poderão usufruir dos serviços oferecidos. Haverá aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação física e distribuição de folhetos educativos.

A hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. “A pressão alta é de fácil diagnóstico e pode ser tratada, tendo o paciente a chance de seguir com a vida tranquilamente, incluindo novos hábitos em seu cotidiano. É muito importante a prevenção e o tratamento precoce no controle da hipertensão arterial para evitar consequências graves”, pontuou o cardiologista e diretor médico do Centro Médico Ermírio de Moraes, Silvio Paffer.

Ainda na sexta-feira, às 13h, Silvio Paffer fará uma oficina de reciclagem sobre hipertensão arterial para os profissionais de Saúde da Atenção Básica, no Auditório do Centro Médico Ermírio de Moraes. Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão estão o sobrepeso, a obesidade, a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário.

Assistência - O Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes é referência no atendimento de hipertensão e diabetes. A unidade conta com mais de 20 médicos, cardiologistas, endocrinologistas e nutricionistas, para acompanhar os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da família. No local, também funciona diariamente das 6h30 às 9h o Projeto Dia, da Academia da Cidade, voltado para os usuários hipertensos e diabéticos, com acompanhamento de profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas.