Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.04.23 - 11h31

Maternidade Bandeira Filho capacita profissionais para fortalecer o aleitamento materno e a doação de leite

img_alt

A cidade do Recife começa a se mobilizar para campanha “Um pequeno gesto pode alimentar um sonho: doe leite materno”, que acontecerá em maio. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

A cidade do Recife começa a se mobilizar para campanha “Um pequeno gesto pode alimentar um sonho: doe leite materno”, que acontecerá em maio. Nesta segunda-feira (24), das 8h30 às 12h, no auditório da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, profissionais recém-contratadas pelo programa Mãe Coruja Recife serão capacitadas para a parte prática do aleitamento.

 “O dia 19 de maio é o Dia Mundial de Doação do Leite Materno e, para essa campanha, o slogan foi escolhido pela população e profissionais de serviços de 40 países. Essa capacitação para os novos profissionais de enfermagem do Mãe Coruja, que acontece nos dias 24 e 26 de abril, visa justamente fortalecer a rede e potencializar as doações, que são fundamentais para alimentação de bebês, especialmente os prematuros. Precisamos abastecer constantemente nossos estoques para atender essa demanda. E toda lactante que tiver excedente é uma possível doadora de amor e vida para outras crianças”, explica a coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do Recife, Lúcia Trajano.

A capacitação será dada por Tereza Freire, nutricionista do Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, e complementa a capacitação a distância fornecida pelo Ministério da Saúde.  Essa capacitação visa fortalecer o trabalho, feito por enfermeiras e técnicas do Mãe Coruja, de doadoras nos 19 espaços do programa distribuídos na cidade do Recife.   

DOAÇÃO - No Recife, as quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, no Ibura; Barros Lima, em Casa Amarela; Bandeira Filho, em Afogados; e Hospital da Mulher, no Curado - as duas últimas também possuem um banco de leite) recebem doação de leite humano. Nesses locais, ocorrem as campanhas para doação de leite humano e de coleta de potes de vidro de café solúvel (com tampa plástica rosqueável), para correto armazenamento. O objetivo é facilitar a doação a recém-nascidos prematuros que estejam precisando desse alimento, que salva vidas.

Serviço:

Auditório da Maternidade Bandeira Filho (Rua Londrina, s/n, bairro de Afogados)

Horário: 8h30 às 12h