Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.17 - 12h57

Sítio Trindade recebe milhares de pessoas na véspera do São João

img_alt

Nem a chuva esfriou a animação do público, que curtiu vários shows no palco principal e na Sala de Reboco. A festa continua hoje com mais shows e apresentações de quadrilhas infantis (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
 
Na véspera de São João, a alegria e o forró tomaram conta do Sítio Trindade. Nem a tradicional chuva junina esfriou a animação do público, que compareceu em grande quantidade para curtir a programação diversificada preparada pela Prefeitura do Recife. De criança a idoso, gente de vários bairros do Recife, de cidades próximas e distantes se divertiu muito com grandes atrações no palco principal e na Sala de Reboco.
 
Pontualmente às 18h, a dupla Caju e Castanha abriu a festa no palco principal, com muito forró, coco e embolada. Além de botar todo mundo para dançar, os repentistas arrancaram boas gargalhadas com suas rimas e improvisos. Em seguida, foi a vez de Climério de Oliveira arrastar o animado público com muito xote, ciranda e grandes sucessos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A terceira atração da noite, no palco principal, Maciel Salu, filho do Mestre Salustiano, encantou todos com sua rabeca.
Depois dele, quem comandou a festa foi o Véio Mangaba, misturando forró e pastoril. A última atração da noite no grande arraial do Sítio foi o cantor Silvério Pessoa, que prendeu o animado público até o final com seu sincretismo musical.

Alisson Carvalho e sua esposa Ilane Revoredo aprovaram a festa. "A programação está excelente, valorizando verdadeiros artistas da cultura popular, como Caju e Castanha, que são fantásticos", comentou Alisson, que é promotor de justiça.
Vania Gomes foi ao Sítio com sua filha Júlia e não soube dizer se gostou mais do que viu nos palco ou no tabuleiro das barracas de comidas típicas. "Adoro as músicas juninas, mas gosto demais das comidas de milho. A gente come e dança, dança e come: perde as calorias e se diverte", disse, resolvendo a peleja.

No espaço Sala de Reboco os forrozeiros de plantão só queriam saber de gastar sola de sapato. Cada um com seu par, rosto colado e muito chamego, tinha até gringo curtindo o balançado. O casal de franceses, Cecilia Goloboff, funcionária do Consulado da França no Recife, e seu marido, Yannick Rascouet, aposentado, estavam encantados. "Este é nosso primeiro ano no Brasil e estamos achando linda essa cultura junina. Muito disso veio da França, então nos identificamos demais", disse a francesa.
O aposentado Aloisio Ferreira, 74 anos, não arredou o pé da Sala de Reboco e comparou o São João do Sítio Trindade deste ano, com os tempos áureos das festas juninas. "Uma festa bonita, grande, segura: Chega dá gosto de vir."

Quem abriu a noite na Sala de Reboco foi a Banda da Morena, embalando os casais apaixonados. Em seguida foi a vez do Trio de Forró Fogo e Brasas com um vasto repertório de marchinhas juninas. A noite estava apenas começando no arraial. E seguiu animada com Trio Tangaras, Muniz do Arrasta Pé e Daniel Bento.
 
Este foi o segundo São João de Taciana Silveira no Sítio Trindade. "Achei maravilhoso. Meus filhos de 7 e 5 anos brincaram bastante, todo mundo se divertiu. Todo ano é assim: uma noite maravilhosa para toda a família".
 
Apesar de São João ser a festa da tradição, Gercia de Oliveira, 61 anos, resolveu inovar com a família, indo ao Sítio Trindade pela primeira vez. E não se arrependeu. "Não conhecia essa festa. Adorei! Estou me sentindo no interior na minha própria cidade".
Já para Andreia Silva, 43 anos, o Sítio Trindade está entre os cenários mais importantes de suas memórias afetivas. "Sempre passei as festas juninas no Sítio. Este lugar tem o sabor da minha infância, é maravilhoso. Sempre me divirto com muita tranquilidade".
Pela primeira vez no Recife, a aposentada Lourdes Lupion, de 79 anos, veio de Presidente Prudente, interior de São Paulo, para dançar muito forró no Recife. "Estou adorando a cultura pernambucana. Isso aqui é vida."
Campanha - Para que todo mundo saia da festa recifense somente com boas histórias para contar, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos está realizando, durante a programação junina, uma ação de combate ao desaparecimento de criança e tráfico de pessoas no Sítio Trindade.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SDS-PE) e com o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), a Gerência da Criança e do Adolescente do Recife distribui pulseiras de identificação para as crianças presentes no evento e para os filhos dos barraqueiros do Sítio da Trindade, além de dialogar com os pais e entregar folders com dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças.
 
Ações desse tipo são realizadas em todos os ciclos festivos pela Prefeitura do Recife, para reduzir as estatísticas que teimam em estragar a festa de muita gente. 
 
Mais forró - E a programação continua hoje (24) no palco principal do Sítio Trindade. Além dos homenageados do Ciclo Junino 2017, Cristina Amaral e Edmílson do Pífano, se apresentam Liv Moraes, Terezinha do Acordeon e Israel Filho. No domingo (25), Adiel Luna, Aluízio do Acordeon, Gennaro, Nando Cordel e Nádia Maia. A programação vai ser animada também na Sala de Reboco. 

Quadrilhas infantis - Hoje (24) 24 e amanhã (25), acontece a 4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis, no palhoção do Sítio Trindade, equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Ao todo, 12 quadrilhas participam da mostra, que tem como objetivo assegurar que as tradições culturais nordestinas se perpetuem entre as novas gerações. Confira a programação:
 
Dia 24 (sábado)

 
17h- Quadrilha Junina Sulanquinha
17h40- Quadrilha Junina O Xilindró de Ritmos
18h20- Quadrilha Junina Sapeca
19h- Quadrilha Junina Mirim Lumiar
19h40- Quadrilha Junina Pisa na Fulô
20H20- Quadrilha Junina Coração Mirim
Dia 25 (domingo)
 
17h- Quadrilha Junina Matutinho Dançante
17h40- Quadrilha Junina Mirim Trapiá
18h20- Quadrilha Junina Junina Fusão
19h- Quadrilha Junina Mirim Flor de Mandacaru
19h40- Quadrilha Junina Menezes na Roça
20h20- Quadrilha Junina Brincant´s Show

Na internet - Para mais informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do ciclo junino, acesse o portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). Outros canais oficiais para conteúdo junino: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife.
 
 
 
ciclo junino do recife