Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.18 - 15h01

Véspera de São João animada em vários bairros da cidade

img_alt

Arraiais de Bairro, montados pela Prefeitura do Recife, espalharam o arrasta-pé para todo lado. Hoje tem mais festa, com 49 atrações no Barro, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

A véspera de São João foi celebrada com muita animação e programação, ontem (23) nos Arraiais de Bairro montados pela Prefeitura do Recife em várias partes da cidade, com direito até a uma trégua histórica de São Pedro, que não mandou a tradicional chuva junina para esfriar os ânimos.  Hoje, a partir das 18h, a festa continua com mais 49 atrações, como Família Salustiano e Rabeca Encantada, Caju & Castanha, Faringes da Paixão, Nádia Maia, Cezzinha, Dudu do Acordeon, Azulão e Orquestra Contemporânea de Olinda, no Barro, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó.  

Com as fogueiras acesas e matuto para todo lado, o arrasta-pé em devoção ao santo do carneirinho foi animado na noite de ontem. No Cordeiro, Bongi e Campo Grande, os forrozeiros de plantão encontraram uma programação diversificada para curtir a festa perto de casa, animada por nomes como Edilza Soares e Terezinha do Acordeon.

No arraial do Cordeiro, a animação ficou por conta de Cila do Coco, Kelly e Diego Cabral, além das bandas Pisa no Espinho, Seu Rosa e Los Cubanos. Quem curtiu muito as atrações foi Leiciane Barbosa e sua filha Maria Tereza, 3 anos. "Arraial de bairro é a melhor coisa que existe. A pessoa pode curtir a fogueira e o forró no pé do ouvido sem sair da porta de casa", contou, animada.

Já no Bongi, a Rua Dona Maria Augusta Nogueira ficou repleta de forrozeiro raiz. Para dar o tom do arrasta-pé, subiram ao palco o grupos Coco de Pareia e Balada de Luxo, entre outras atrações, além de Edilza Soares. A dona de casa Nizi Melo, carioca recém-chegada ao Recife, estava curtindo pela primeira vez uma legítima festa junina nordestina. "Nunca imaginei que fosse tão aconchegante estar numa festa no meio da rua e arrodeada de desconhecidos. Estou adorando o São João do Recife", disse. 

Em Campo Grande, a véspera de São João também foi animada. Matutos e maturas compareceram em peso à Rua Voluntários da Pátria para conferir os shows de Monike Carvalho, Forró Culé, Forró Mulher, Terezinha do Acordeon e Banda Som da Terra.

Lagoa do Araçá e Ibura - O polo junino da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, recebeu uma diversificada programação, com direito a coco de roda, quadrilha infantil e muito forró pé-de-serra. A principal atração da festa, que reuniu cerca de quatro mil moradores, foi a apresentação do cantor e compositor pernambucano Geraldinho Lins, homenageado pela Prefeitura do Recife este ano, ao lado do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras.

Com 28 anos de carreira, Geraldinho brindou o público com muito xote e baião, incluindo composições próprias e de grandes forrozeiros, como Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim e Nando Cordel. Antes e durante a apresentação, ele fez questão de agradecer a homenagem da Prefeitura do Recife. “Este é um momento de muita felicidade na minha carreira, especialmente por estar acompanhado de uma festa de tanta tradição, como o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras”, ressaltou.

Muito animado, cantando e dançando com ele, o público presente era formado em sua maioria por famílias que moram no entorno da Lagoa. O casal de aposentados Fernando e Lívia Valença, ambos com 68 anos, dançou agarradinho durante toda a apresentação. “Esse rapaz é muito bom, pois canta com o coração, demonstrando que conhece a fundo toda beleza da nossa cultura”, ressaltou dona Lívia.

Outro show bastante aplaudido durante a noite foi a dos músicos do projeto Show Zé Dantas, que apresentaram um repertório baseado nas músicas deste importante compositor pernambucano, que foi um dos mais constantes parceiros de Luiz Gonzaga. “Nunca vi nada igual, que coisa maravilhosa e empolgante. Gostei muito”, disse a engenheira civil Marisa Lira dos Santos, moradora da Imbiribeira.

Também se apresentaram no Arraial da Lagoa do Araçá Glorinha do Coco, a quadrilha junina Mirim Pisa na Fulô, do Ipsep, e os cantores Assis Guerra, Climério Oliveira e André Macambira.

A poucos quilômetros da Lagoa, na UR-5, no Ibura, outro palco junino de bairro também fez sucesso entre os moradores. Um dos shows mais aplaudidos e que colocou todo mundo para forrozar foi o do cantor pernambucano Adiel Luna, de São Lourenço da Mata. O comerciante Mauro Xavier, 32 anos, aproveitou o show para dançar de rosto coladinho com a esposa, Juliana. “Esses polos descentralizados são muito bons, já que evitam gastos e deslocamentos desnecessários. Estou gostando muito”, frisou. 

Totó, Vila Tamandaré e Barro - No bairro do Totó, na Zona Oeste, muitos pais capricharam no colorido das roupas e na caracterização dos pequenos matutos que foram brincar o São João no espaço montado pela prefeitura. A dona de casa Lana Carvalho levou seus dois filhos para curtir a festa. “Vale a pena trazer as crianças, elas adoram e é próximo de casa, tranquilo e organizado”, avaliou.

No Barro, a noite foi animada pelo som contagiante do forró pé-de-serra. O público dançou e cantou ao som de diversos trios e bandas, entre elas a Chinelo Rasgado, que desfilou uma série de sucessos do gênero. Os comerciantes também fizeram a festa. Jonas Vítor, por exemplo, aproveitou o grande fluxo de pessoas em sua rua para faturar uma renda extra vendendo lanches e bebidas na frente da sua casa, durante os shows. “Esperamos o ano todo por esta festa, pois ela representa uma oportunidade para mim e para a minha família. Conseguimos ganhar um bom dinheiro com esse trabalho”, comemorava o jovem.

No bairro de Vila Tamandaré, além dos shows, o público também viu apresentações de quadrilhas juninas.  A Traque, do bairro de Sano Amaro, dançou no meio do povo e encantou, com seu colorido, quem esteve presente no arraial do bairro, como o dançarino Josuel Leão. “Sou fã de quadrilhas, que representam tão bem nossa cultura. É Muito bom poder vê-las assim, pertinho de casa.”

Para continuar aproveitando a festa hoje, confira a programação completa: https://bit.ly/2tn1pX3.