NOTÍCIAS

| 24.07.12 - 19h28

Motoristas aprovam mudanças na Avenida Mascarenhas de Morais

Uma semana após a proibição do giro à esquerda, condutores afirmam que o trânsito da via está fluindo melhor

Uma semana após a proibição do giro à esquerda, condutores afirmam que o trânsito da via está fluindo melhor. Foto: José Alves

No último dia 17, a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), eliminou o giro à esquerda para retorno da Avenida Mascarenhas de Morais. A medida, que fez parte no Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, segue a lógica da engenharia de trânsito de eliminar as entradas à esquerda nos principais corredores de tráfego de veículos. Uma semana após a mudança, os motoristas que transitam pelo local aprovaram a mudança.

“O fluxo continua intenso, os motoristas ainda estão se adaptando, mas acredito que a eliminação do giro à esquerda já melhorou muito o fluxo pela Mascarenhas”, diz o condutor Juan Silva, que utiliza frequentemente a via. O mesmo sentimento de melhora no trânsito foi sentido pelo motorista Pedro Júnior, que passava no sentido Aeroporto/Afogados. “Depois da mudança já transitei várias vezes pela via e notei uma fluidez melhor no tráfego da área”.

Com a mudança, os condutores que estiverem transitando no sentido Aeroporto/Afogados deverão fazer o retorno após a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) da Imbiribeira, entrando à direta na Rua Coronel Fabriciano, dobrar novamente à direita na Av. Sul, e subir pela alça do viaduto Tancredo Neves no sentido da Av. Recife. Os condutores que queiram acessar o outro sentido da Mascarenhas de Morais (Afogados/Aeroporto) deverão, após subir o Viaduto Tancredo Neves, utilizar a alça de descida à direita com direção ao Aeroporto.

Semáforos – Também fez parte da intervenção o funcionamento dos dois semáforos para pedestres instalados em frente à UPA da Imbiribeira, um em cada sentido da Mascarenhas de Morais. Os equipamentos trabalham de forma independente, ou seja, não abrem ao mesmo tempo. Essa é uma medida de segurança para vias largas e que tenham canteiro central com mais de 1,20m. O pedestre atravessa um sentido e aguarda no canteiro a abertura do outro sinal. Os semáforos são de lâmpadas de LED, proporcionando maior economia e durabilidade, e funcionam sincronizados com a rede já existente da avenida.

Saiba mais - Segundo os dados estatísticos da CTTU, transitam pela Av. Mascarenhas de Morais uma média de 56 mil veículos diariamente, nos dois sentidos. Nas contagens realizadas pela Companhia, a média diária de veículos que realizavam o giro com sentido à Av. Recife era de 9.400. Já o número de veículos que faziam apenas o retorno, acessando o outro sentido da Mascarenhas de Morais, era de 1.200.