NOTÍCIAS

Cultura | 24.07.13 - 15h39

Cem novos professores do Recife preparam-se para começar a dar aulas na rede municipal

[caption id="attachment_36559" align="alignleft" width="680"] Capacitação dos docentes nomeados em junho começou nesta quarta-feira. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

A Secretaria de Educação do Recife deu início, na manhã desta quarta-feira (24), à formação dos 100 professores da categoria I convocados no último mês de junho para trabalhar em turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Os educadores começam a trabalhar em sala de aula na próxima segunda-feira (29), quando os 94 mil estudantes da rede municipal voltam às aulas.

Os novos professores estão sendo orientados sobre questões funcionais, financeiras e pedagógicas, que os nortearão em suas práticas na Secretaria de Educação. A capacitação termina na próxima sexta-feira (26), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A convocação dos professores faz parte do processo de melhoria da qualidade do ensino da cidade do Recife. Somente neste segundo semestre, há ações como a inserção de 16 mil tablets nas atividades em sala de aula do 6º ao 9º ano, início da aula-atividade para os docentes e construção de duas novas sedes de escolas e de nove Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além disso, estão em reforma nove escolas e creches e iniciou-se o plano de manutenção do parque escolar, com intervenções em 107 unidades de ensino.

Ao dar as boas-vindas aos professores na abertura da formação, o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, ressaltou a importância da chegada dos professores à rede municipal. “A rede está crescendo, temos uma série de ações que devemos realizar para melhorar o ensino nas escolas e não poderíamos deixar de começar com a ampliação do quadro de professores.”

Os 100 profissionais foram aprovados em concurso realizado em 2010 pela Secretaria de Educação do Recife, com validade até 2014, e vão ocupar cadeiras vagas na rede, com carga horária de 145 horas/aula por mês. Dessa forma, o quadro de magistério na educação municipal do Recife chega a 5.600 educadores.

Após a abertura da formação, docentes revelaram entusiasmo com a nova etapa profissional. “Trabalho desde os meus 18 anos com educação e, a cada dia, vejo que temos um grande desafio. A partir de agora, espero ajudar as crianças do Recife a desenvolver seu potencial ao máximo, sem medir esforços”, reforçou a professora Edilene Matias da Silva.