NOTÍCIAS

| 24.07.13 - 13h20

Geraldo acelera obra do Hospital da Mulher do Recife

[caption id="attachment_36549" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "As coisas estão acontecendo antes do previsto e essa intervenção será entregue à população antes do prazo". (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quarta-feira (24), a antecipação em 45 dias do término da construção do Hospital da Mulher do Recife, primeiro de grande porte que está sendo erguido pela Prefeitura. O equipamento, que seria entregue em outubro de 2014, estará disponível para as mulheres recifenses já na segunda quinzena de agosto do próximo ano. A antecipação será possível porque a fase de fundação da obra - onde são cravadas as estacas que darão sustentação ao prédio do hospital - foi acelerada. Atendendo a uma determinação do prefeito, a empresa responsável pela intervenção aumentou de dois para cinco as máquinas de bate-estaca utilizadas nessa etapa da obra.

O anúncio foi feito pelo prefeito após vistoria na obra. O Hospital da Mulher está sendo construído em um terreno no bairro do Curado, situado em frente à Ceasa. “O resultado que vi hoje nos impressiona positivamente. Essa é uma obra bem projetada, com uma licitação bem feita, contrato preparado. As coisas estão acontecendo antes do previsto e essa intervenção será entregue à população antes do prazo. Estaremos sempre aqui visitando a obra, para ver o hospital começar a subir a partir da fundação que está sendo concluída agora”, comemorou Geraldo Julio.

Outro fator que contribuiu para antecipação no término da obra foi o fato dela ter começado já em abril - estava prevista para iniciar apenas em agosto. Isso foi possível, entre outras coisas, porque o projeto arquitetônico do hospital foi cedido pelo Governo de Pernambuco - o Estado está construindo uma unidade do tipo em Caruaru. O primeiro Hospital da Mulher do Recife está orçado em R$ 58 milhões, com recursos da PCR, governos estadual e federal, e emendas parlamentares dos três senadores e 25 deputados federais pernambucanos. O terreno da unidade foi cedido pelo Departamento Nacional de Transportes (DNIT).

OBRA - Ao todo, 608 estacas já foram cravadas. A previsão é que, no dia 15 de agosto, todos os serviços de fundação sejam concluídos. Além dessas, já foram iniciadas as seguintes intervenções: regularização do local; instalação do canteiro de obras e os serviços de aterro e terraplanagem. Na manhã de hoje, as cinco bate-estacas e uma máquina de cravar geodrenos já estavam operando no terreno. O próximo passo será a implantação de drenos secundários e o início da concretagem dos blocos.

A unidade de saúde terá 13 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 30 mil metros. O equipamento vai oferecer às mulheres recifenses um centro cirúrgico moderno com capacidade para realizar exames de mamografia; além de um banco de leite, setor de diagnóstico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A “Casa Mãe” será o espaço onde as mães de crianças prematuras que não receberem alta após o parto terão mais comodidade. Através de uma parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o espaço contará ainda com uma unidade de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual.