NOTÍCIAS

Cultura | 24.07.13 - 18h15

Prefeito recebe vencedores do hackathon "Hacker Cidadão"

[caption id="attachment_36584" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “Os produtos estão prontos com um volume grande de informações em cada um dos projetos apresentados aqui; de fato impressiona”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Projetos devem concorrer no Cidadão Inteligente.REC, que continua com as inscrições no site cidadaointeligente.rec

Os primeiros resultados gerados a partir da abertura da base de dados da Prefeitura do Recife começam a render excelentes frutos. Na tarde desta quarta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete os quatro primeiros lugares da maratona de programação “Hacker Cidadão”, que aconteceu durante a Campus Party Recife. A ideia lançada em forma de desafio teve como meta o desenvolvimento de aplicativos que viessem a facilitar o cotidiano da população através da tecnologia. O primeiro e segundo lugares ganharam computadores de última geração e o terceiro levou para casa um tela de 23 polegadas.

Em apenas três dias os concorrentes surpreenderam pelas ideias inovadoras com foco nas bases de dados municipais da saúde, turismo e educação. “Os produtos estão prontos com um volume grande de informações em cada um dos projetos apresentados aqui; de fato impressiona”, comentou Geraldo Julio. Durante o encontro ficou acordado que os vencedores se reunirão com os secretários das áreas trabalhadas por eles com o objetivo de aprimoramento das ferramentas.

O projeto ‘Recife Saúde’, desenvolvido pelo graduado em Sistemas para a Internet, Ítalo Araújo, levou o primeiro lugar. A ideia desenvolvida pelo jovem tem como objetivo facilitar a busca de especialidades médicas, os hospitais, postos de saúde, policlínicas, unidades de saúde da família, maternidades no Recife, assim como o melhor trajeto para chegar até eles. O aplicativo permite, também, a interatividade com o usuário que pode dar notas (ótimo, bom, regular e ruim) para o atendimento médico e a infraestrutura da unidade.

O segundo lugar ficou com o projeto ‘Recife 360’, de Jorge Lindoso. Com foco no turismo, o aplicativo permite que qualquer pessoa possa observar os parques da cidade tendo uma visão geral dos espaços fazendo uso, apenas, de movimentos feitos no aparelho telefônico. O usuário conta ainda com informações detalhadas sobre localização e trajetos de parques e praças com base nos georreferenciamentos dos dados abertos da PCR.

Por fim, o trio formado por Marcelo Lacerda, Paulo Roger e Rodrigo Augusto ficou na terceira colocação com o projeto ‘Fiscalize Já!’. Por meio dele a população terá condições de inserir novas informações sobre a estrutura das escolas da rede municipal fomentando as que já existem nos dados abertos. Para a elaboração do aplicativo, o grupo utilizou um software livre com informações quantitativas de domínio público disponíveis no site de dados abertos da Prefeitura do Recife.

“A gente fica com a certeza de que ter aberto o banco de dados da prefeitura foi muito importante. Com base no que vimos hoje, é possível dizer que o concurso Cidadão Inteligente.REC certamente vai gerar excelente resultados também” ressaltou Geraldo Julio. A competição foi coordenada pela Empresa Municipal de Informática da PCR em parceria com o Centro de Informática da UFPE, Porto Digital e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).

Cidadão Inteligente.REC - Os desenvolvedores e programadores que não tiveram a oportunidades de participar do hackathon ‘Hacker Cidadão’, ou que desejam aperfeiçoar os seus trabalhos, terão mais uma oportunidade. A Prefeitura do Recife, junto com os parceiros CIn-UFPE, Porto Digital e CESAR, já lançaram outro concurso para elaboração de aplicativos móveis (Mobile App), web ou projetos conceituais que ajudem a solucionar problemas comuns na cidade do Recife por meio da tecnologia, o ‘Cidadão Inteligente.REC’. Para participar desta competição é preciso trabalhar ou morar em Pernambuco e se inscrever na página cidadaointeligente.rec. A inscrição e a submissão dos projetos seguirão até o dia 11 de novembro. Em dezembro, cinco finalistas de cada uma das categorias serão anunciados.