NOTÍCIAS

| 24.08.12 - 12h55

Trauma e emergência cirúrgica são temas de capacitação para profissionais do Samu Recife

Sensibilização é parte de curso oferecido pelo Ministério da Saúde

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192) participarão de um novo módulo da capacitação promovida pelo Ministério da Saúde, como forma de uniformizar a qualidade desse tipo de assistência em todo o País. Dessa vez, o tema será Trauma e Emergência Cirúrgica II. A aula ocorrerá neste sábado (25), das 8h30 às 17h30, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, na Boa Vista.

Por meio de vídeos, a qualificação abordará diversos tópicos sobre traumatismo em situações emergenciais, como na face, em tecidos, raquimedular, torácico, cranioencefálico, abdominal e até queimaduras provocadas por choque elétrico. Após a exibição teórica, os profissionais passarão para a parte prática, na qual aplicarão os métodos aprendidos em manequins e entre os próprios colegas de turma.

Cerca de 30 pessoas participarão da sensibilização, entre enfermeiros, técnicos e condutores de ambulância. A capacitação é promovida em parceria entre a Prefeitura do Recife, Ministério da Saúde e Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP). Ao longo dos 16 módulos do curso, o grupo passará por atualizações sobre biossegurança, técnicas básicas de salvamento e resgate, assistência a pessoas em situação de rua, emergências clínicas variadas e muito mais.

ASSUNTOS: