NOTÍCIAS

| 24.08.13 - 20h06

Campanha de atualização do cartão de vacina é aberta no Recife

[caption id="attachment_37710" align="alignleft" width="680"] Crianças de até 5 anos devem ser levadas a um dos 168 postos de saúde da rede municipal. Imunização segue até 30 de agosto. (Foto:Inaldo Lins/PCR)[/caption]

O secretário de Saúde, Jailson Correia, abriu nesta manhã na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, a Campanha de Multivacinação para Atualização do Cartão de Vacina. O Dia D da campanha é hoje mas a imunização segue até o próximo dia 30 nos 168 postos da rede municipal, das 8h às 17h. Para atrair a atenção da garotada, a turma do Zé Gotinha, um  passeio pela frevioca e a apresentação do maracatu infantil rural Leão Cruzeiro do Forte.

"Vacinar é muito importante. E a imunização só é completa quando se faz a vacina e seus reforços", destacou o secretário Jailson Correia. A campanha tem como meta atualizar o cartão de vacina de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade.

Os pais devem levar os cartões de vacinação dos filhos. Caso não estejam portando o cartão, o posto de saúde checará se há algum registro anterior de imunização e, se não houver, seguirá as regras do protocolo do Ministério da Saúde de como atualizar a vacinação de acordo com a faixa etária. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança a todo o momento.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Recife, Elizabeth Azoubel, é importante atualizar o esquema vacinal das crianças para reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. BCG, hepatite B, pentavalente e rotavírus são algumas das vacinas que estarão disponíveis. “É importante ressaltar que serão ofertadas todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança. Algumas delas só são efetivas quando tomadas duas ou três doses, ou o que chamamos de reforço”, ressalta a coordenadora. O PNI oferece atualmente 24 vacinas para a imunização de crianças e adultos.