Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 24.08.21 - 18h35

Prefeitura promove dia turístico para juventude recifense

img_alt

Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura do Recife ofereceu um passeio guiado por atrativos turísticos da cidade. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A juventude recifense foi convidada a vivenciar e desbravar as curiosidades históricas da cidade com o Circuito Jovem, uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv), e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Cinquenta jovens com idades entre 15 e 29 anos participaram, na tarde desta terça-feira (24),  de um passeio turístico pelo Recife Antigo, visitando atrativos e descobrindo detalhes no bairro mais antigo da cidade. 

O Circuito Jovem é uma atividade dentro da programação montada pela gestão municipal para celebrar o mês da Juventude, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. Na etapa vivenciada hoje, participaram os jovens integrantes do Sesc Casa Amarela, Curado, Goiana e São Lourenço da Mata. Os jovens foram divididos em dois grupos que visitaram o Museu Paço do Frevo, a Embaixada dos Bonecos Gigantes e ainda ganharam uma visita guiada pelo Bairro do Recife, um passeio realizado em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. O tour passou pela Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal e adjacências.

O secretário-executivo da Sejuv, Marcone Ribeiro, deu as boas-vindas aos jovens e ressaltou a importância da garantia de direitos. "Recife é uma cidade riquíssima em contextos históricos e é fundamental que seja dada à juventude a oportunidade de conhecer o Recife sob outra ótica. É importante que vocês voltem para seus territórios contando o que vocês viram aqui para espalhar que os espaços culturais da cidade também pertencem a vocês e que podem e devem ocupá-los", reforçou o secretário.

O estudante Paulisson Yuri, 17 anos, integrante do Sesc Jovem do Curado, disse que nunca havia visitado os pontos turísticos vistos no circuito. “É uma experiência nova para mim e acho super válida essa parceria, porque nos dá a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a história do Recife”, disse. 

Os jovens que participaram desta edição do Circuito Jovem também já foram impactados pelo Juventude Participa, que é um programa desenvolvido pela Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv) com objetivo de levar informações sobre os 11 direitos dispostos no Estatuto do Jovem, ações governamentais, iniciativas da sociedade civil e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento integral da população jovem. O Juventude Participa é o canal de diálogo direto do poder público com os jovens em seus territórios. 

MÊS DA JUVENTUDE - O Circuito Jovem faz parte da programação da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. Durante agosto, o Mês da Juventude, a Sejuv tem realizado diversas pactuações para beneficiar a juventude recifense, entre elas estão  a parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar o projeto “Pautando direitos: a condição juvenil e os impactos na saúde pós COVID-19” e a adesão à plataforma digital Um Milhão de Oportunidades (1mio.com.br) em parceria com o UNICEF. Com o intuito de fomentar o diálogo entre gestão pública e sociedade civil, a Secretaria segue realizando ações como a Sejuv Itinerante, que consiste em rodas de diálogos com os jovens em seus territórios para discutir demandas e pensar, em conjunto, em estratégias de execução. Além disso, acontecem também as oficinas do Juventude Participa, que são encontros com instituições para apresentar aos jovens os 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude.