NOTÍCIAS

Educação | 24.08.21 - 16h06

Recife investirá R$ 150 milhões no maior programa de expansão de vagas em creche da história

img_alt

Prefeito João Campos lançou o Infância na Creche, com objetivo de dobrar o número de vagas na Rede Municipal do Recife até 2024 e fortalecer a Educação Infantil. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Com o objetivo de fortalecer a Educação Infantil e ampliar as vagas em creches, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou, nesta terça-feira (24), o Programa Infância na Creche. O programa atuará em quatro grandes eixos: construção de novas creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias. A previsão é que R$ 150 milhões, próprios dos cofres municipais, sejam investidos neste que é o maior programa de expansão de vagas em creches da história. 

“Nosso plano de ampliação das creches a gente anuncia hoje, mas já tem obras sendo executadas neste momento. Já são 6 novas creches em obras na nossa cidade, além de projetos para mais 10 sendo executados e outros 10 sendo licitados para começar a obra de maneira imediata. A gente já pode falar no quantitativo de 26 unidades e 1,8 mil vagas para o próximo ano. Lembrando que serão 7 mil vagas ao longo dos próximos quatro anos”, anunciou o prefeito João Campos.

O gestor lembrou que a duplicação de vagas em creches no Recife foi um compromisso de campanha e reforçou que educação é uma prioridade da gestão. “Estamos tirando do discurso e fazendo da educação verdadeiramente a nossa prioridade, seja no orçamento, na agenda ou nas ações prioritárias. O plano de duplicar as vagas de creches na cidade foi um compromisso  que eu firmei ainda ano passado  e estou tendo oportunidade de começar a cumprir com ele. Lugar de criança é dentro da creche, dentro da sala de aula. A gente tem que dar o direito, isso é o mínimo que a gente pode fazer pelas crianças e a gente vai fazer com gosto e afinco para garantir que elas tenham o direito de sonhar”, afirmou o prefeito.  

Hoje a rede municipal tem 6,5 mil vagas nas 86 creches do Recife. Até 2024, serão 7 mil novas vagas, em mais de 50 novas unidades. Uma expansão que impacta diretamente a vida de pessoas como a estudante de pedagogia Rita Giselle França, 40, mãe do pequeno Otto, de 2 anos. “A creche foi de muita importância para a gente. Eu antes trabalhava e tive que deixar o trabalho porque não tinha com quem deixar o meu filho. Graças à creche, ele tem um local para ficar onde ele pode se desenvolver, socializar com outras crianças e criar rotinas, seja de atividades ou de alimentação. Essa ampliação vai ajudar muita gente, principalmente as mães que não têm uma rede de apoio”, defendeu ela, que hoje estagia na Creche Escola do Pilar, a mesma que o filho frequenta. Giselle esteve presente na cerimônia de lançamento do programa nesta terça-feira (24), no Teatro do Parque. Duas turmas da unidade, dos Grupos 3 e 4, com idades entre 3 e 5 anos, também participaram do momento.

Além da demanda já existente na rede, a pandemia da Covid-19 impactou fortemente a educação, uma das áreas mais afetadas pela crise sanitária, e ampliou a busca por vagas em creches na rede pública. “Com grande satisfação lançamos o Programa Infância na Creche. Este olhar especial que o prefeito João Campos está tendo com as nossas crianças é muito importante, pois reforça o seu compromisso com o fortalecimento da Educação, com a Primeira Infância e com a ampliação da oferta de vagas nas creches da Rede do Recife. Sem dúvidas, um marco importante para a educação municipal. Temos a certeza que, além de permitir que mais crianças tenham acesso às creches, este programa vai impulsionar a educação do Recife e contribuir para grandes avanços”, diz Fred Amancio, secretário de Educação. 

O secretário lembrou que o fortalecimento da Educação Infantil é um compromisso e prioridade da atual gestão. O programa Infância na Creche cria uma estratégia permanente para os próximos dez anos, voltada para esta importante etapa, para as famílias e para o desenvolvimento das crianças, além de estar alinhada também com o Plano Municipal para Primeira Infância do Recife.