Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.23 - 13h13

Teatro do Parque celebra 108 anos hoje, com sessão de cinema e música na programação

img_alt

Programação preparada pela Prefeitura do Recife contará com nova exibição do filme Retratos Fantasmas e concerto da Banda Sinfônica do Recife, às 16h e 20h, respectivamente. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O Cineteatro do Parque tem um convite irrecusável para esta quinta-feira (24): comemorar seus 108 anos de serviços prestados às mais diversas épocas e cenas da cultura pernambucana e recifense. Para celebrar essa história comprida, contada em tantos capítulos, traduzida e desdobrada em várias linguagens culturais, a casa que abre uma clareira vegetal e artística em meio ao adensado conjunto urbano do centro receberá uma programação que vale por duas. A festa vai começar no escurinho de mais uma sessão do badalado filme Retratos Fantasmas, do cineasta Kleber Mendonça, às 16h, e terminar com todos os ritmos e acordes da Banda Sinfônica do Recife, a partir das 20h.

Depois de ser apresentado à cidade, em duas sessões lotadas de pré-estreia, no último dia 14, o longa Retratos Fantasmas volta a ser exibido no Cineteatro do Parque, confirmando e comemorando a vocação do espaço cultural histórico, que se sagrou unanimidade entre públicos de todos os estilos e preferências estéticas, idades e perfis socioeconômicos, para celebrar, revelar e também democratizar a produção audiovisual que ecoa de Pernambuco para o mundo inteiro. E vice-versa. Os ingressos estão sendo vendidos a preços populares (R$5 e R$10), na Sympla, pela Vitrine Filmes: https://www.sympla.com.br/sessao-especial-de-retratos-fantasmas---aniversario-do-cinema-do-parque__2134109.

Às 20h, as cortinas do Parque voltam a abrir para receber um concerto da Banda Sinfônica, que celebrará o teatro com um repertório caprichado, numa apresentação gratuita e aberta ao público. Os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do teatro às 19h.

O programa preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino começará celebrando toda a pompa e circunstância do aniversariante, com a abertura da ópera “O Guarani”, de Antônio Carlos Gomes, seguida da “Melodia Sentimental”, de Villa-Lobos e Dora Vasconcelos, que será executada com a participação da cantora Surama Ramos.

O repertório contará ainda com o medley “Adonirando”, com sambas do compositor Adoniran Barbosa, e “Malagueña”, de Ernesto Lecuona, além de “Cole Porter on Broadway”, de Cole Porter. A apresentação encerrará com a solenidade musical do clássico “Festive Overture” opus 96, do compositor russo Dmitri Shostakovich.

Sobre o Teatro do Parque - Inaugurado pela Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas do Teatro Avenida, de Lisboa, na noite de 24 de agosto de 1915, com a apresentação da revista de costumes O 31, de Luís Galhardo, o Parque sagrou-se um dos mais concorridos palcos da cidade para montagens de todos os tamanhos.

Ao longo de sua longa existência, grandes espetáculos e artistas de todo o Brasil e até de outros países subiram ao palco do Teatro, dedicado também à música e ao cinema, mas devotado principalmente ao público, tendo adotado sempre a política de preços populares como uma estratégia infalível de atração e formação de plateias.

O Parque também já foi alvo de várias reformas. A última grande requalificação foi concluída em 2020, devolvendo ao teatro as características arquitetônicas de 1929, aliadas a um maquinário cênico de primeira linha: de projetor de cinema 4K a som e sistema de refrigeração digitais, para que o Parque possa contar muitos outros séculos de história no palco e na telona.