NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.12 - 16h42

Famílias da comunidade do Pilar se mudam para habitacional nesta terça-feira (25)

A partir desta terça-feira (25), as famílias contempladas com os apartamentos do Habitacional do Pilar começam a se mudar. Às 9h da manhã, agentes da Diretoria de Acompanhamento Social (DAS), vinculados à Empresa de Urbanização do Recife (URB), irão às casas das famílias cadastradas para começar o processo. Para auxiliar no transporte dos utensílios domésticos dos moradores, a Prefeitura do Recife disponibilizará dois caminhões e 20 homens da Gerência de Apreensão da Diretoria de Controle Urbano (Dircon).

Entre os moradores, que a partir desta terça já podem se mudar, alguns solicitaram um prazo maior para instalação de cerâmica e, portanto, precisarão de alguns dias para a transferência. Entre os que estão prontos, há aqueles que estão recebendo auxilio-moradia na própria comunidade do Pilar e os que estão espalhados por outras localidades. Nos dois casos, a Dircon dará apoio na mudança. Nesta primeira etapa, são 48 apartamentos já prontos para receberem as famílias, de um total de 558 unidades previstas no projeto. O valor total do investimento é de R$ 39,4 milhões.

No ato de mudança, a equipe da DAS fará uma vistoria no imóvel e em seguida formalizará a entrega do apartamento. O órgão também sorteará, entre as 48 famílias cadastradas, 10 itens de casa, que inclui sofá, geladeira, fogão, máquina de lavar e peças de mobília. O ponto de encontro do grupo de apoio será no Ogmo-Recife, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife. A mudança dos moradores continuará nos próximos dias até que todos estejam devidamente acomodados.

Urbanização – Além das moradias, a Comunidade do Pilar irá passar por uma grande requalificação urbanística, com a construção de uma escola municipal, Unidade de Saúde da Família, mercado público, praças, espaços para atividades artístico-culturais, quadra poliesportiva, entre outras ações que irão transformar a região num grande atrativo turístico.