NOTÍCIAS

Esportes | 24.09.14 - 14h36

Jogos da Pessoa Idosa garantem mais qualidade de vida para a terceira idade

Evento realizado pela PCR entra na fase das competições esportivas; encerramento será no próximo domingo. (Foto: Irandi Souza/PCR)

"Só comecei a viver agora. Antes me limitava a ficar em casa, cuidando dos filhos, sem fazer mais nada". A declaração da aposentada Luiza Valentim, 72 anos, comprova a importância de iniciativas como os Jogos da Pessoa Idosa para a qualidade de vida e bem estar da terceira idade. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento vai até o próximo domingo e iniciou, nesta quarta (24), a fase das competições esportivas, que acontecem nas quadras do Sport. Com o tema "Jogando a Favor do Meio Ambiente", a sétima edição dos Jogos tem o objetivo de assegurar o direito das pessoas idosas ao esporte, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Nesta quarta, os idosos praticaram arremesso de pelota, arremesso de arco, boliche e estafeta; na quinta (25) é a vez de voleibol, futsal, handebol e tiro ao alvo; e na sexta (26) as disputas incluirão basquete, golfe, hóquei, dominó e dama. "Já estou ficando com pena porque os Jogos estão perto de acabar. É uma maravilha para nós. Antes a gente não podia nem colocar um pouco de maquiagem que era logo chamada de enxerida. Hoje eu sou vaidosa mesmo e faço questão de me cuidar", afirma dona Luiza, moradora do Cordeiro. O encerramento dos Jogos está marcado para as 14h30 do domingo (28), no Clube Português, com baile e show da Banda Labaredas.

Aos 71 anos, dona Altina da Silva, integrante do grupo de idosos Alegria de Viver, do Sítio das Palmeiras, faz questão de participar dos Jogos. "Fui para o desfile de abertura, para as oficinas e estou aqui na parte esportiva. A gente conhece muita gente boa. Se não estivesse aqui, ficaria em casa sem fazer nada", conta. Na fila para o arremesso de arco, o aposentado Adelson José de Oliveira, 73 anos, morador de Afogados, fala da satisfação de participar do evento. "É muito bom conviver com amigos da minha idade. Procuro sempre me exercitar, dançar, me divertir", garante.

"Satisfação" - O secretário de Esportes do Recife, George Braga, acompanhou as atividades realizadas na manhã desta quarta. Muito cumprimentado pelos idosos, ele demonstrou satisfação com o sucesso do evento. "É uma alegria imensa estar aqui e sentir o carinho de vocês. Agradeço a dedicação da nossa equipe, que não mediu esforços para que tudo funcionasse bem. Vamos procurar melhorar sempre e garantir muitas atividades como essa para a terceira idade".