NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.15 - 14h21

Ação Social no Sítio Trindade se une ao Setembro Amarelo

Atividade realizada pela Prefeitura do Recife terá campanha de alerta contra o suicídio e orientações para vagas de estágio

 

Este mês de setembro é voltado para o alerta ao suicídio e o Sítio Trindade se une à campanha do Setembro Amarelo colocando nas atividades do Ação Social no Sítio, que acontece neste sábado (26), o tema em destaque. Além disso, a população terá ainda acesso a serviços diversos de saúde, lazer e cidadania, no horário das 9h às 12h, gratuitamente. A iniciativa é da Prefeitura do Recife e de entidades parceiras.

Uma equipe do Distrito Sanitário III vai realizar  um trabalho de sensibilização para a prevenção do suicídio, falando sobre mudanças de comportamento e divulgando a Rede Psicossocial de apoio. Orientações sobre hanseníase, divulgação das ações do Outubro Rosa (voltado para a prevenção do Câncer de Mama) e das Unidades de Saúde que realizam o pré-natal também estarão na pauta de trabalho da equipe. Ou combate ao uso do Crack e outras drogas também será discutido. A sensibilização para esse assunto será feita pela equipe da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD).

Se você está pensando em iniciar uma atividade física, pode aproveitar o sábado para fazer uma avaliação com a equipe da Academia da Cidade que funciona no Sítio Trindade. O grupo estará no local realizando a Avaliação Antropométrica (Índice de Massa Corporal, estatura, peso, etc.) dos interessados e dando dicas importantes para realizar seu treino com o melhor aproveitamento. E se você quiser saber como anda sua pressão, também haverá exame de aferição de pressão no local. 

Outra atividade interessante da Ação Social no Sítio são as dicas da Vigilância Ambiental. Orientações sobre o ciclo biológico do mosquito da Dengue, desinfecção de frutas e verduras, e para limpeza e desinfecção de reservatórios d'água estarão disponíveis para o público. Além disso, haverá distribuição de material educativo/informativo sobre hepatite A e Distribuição de hipoclorito de sódio. 

Emprego e Meio Ambiente: Uma novidade desta edição é a palestra “Etapas de um processo Seletivo”, das 10h às 11h, com dicas e orientações para aquelas pessoas que estão interessadas em concorrer a uma seleção para vaga de estágio/emprego. O trabalho será desenvolvido por uma equipe do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco - CIEE/PE. O público poderá ainda conhecer alguns programas do CIEE/PE e fazer inscrições para Estágio e Aprendizagem (serão distribuídas 20 senhas/ por ordem de chegada, para essas inscrições).

Algumas ações voltadas para conscientização ambiental também acontece neste sábado. O grupo teatral Turma Mangue e Tal, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, vai divertir adultos e crianças com dicas sobre os cuidados que cada cidadão pode tomar para ajudar a preservar o meio ambiente. Uma delas, por exemplo, é reciclar aquele óleo usado na fritura de alimentos na cozinha. Ao invés de jogar no ralo da pia o certo é armazená-lo num recipiente para entregar num ponto de coleta. No Sítio Trindade vai ter uma equipe especialmente disponível para recolher esse material com fins de reciclagem. 

Mas o Ação Social no Sítio também tem feira. Hortaliças, verduras e legumes mais saudáveis estarão à venda na Feira Orgânica; quem curte artesanato pode aproveitar os stands com esses produtos para adquiri-los; e para quem gosta de ler há ainda a Feira Lê, Troca onde livros usados podem ser trocados por outros. Uma ótima oportunidade de exercitar o desapego e disseminar a leitura para outras pessoas. Ah, e tem ainda o Brechó da Eliane para quem quiser adquirir roupas por preços bacanas.

 

Serviço:

Ação Social no Sítio Trindade

Quando: sábado, 26 de setembro

Hora: 9h às 12h

Local: Sítio Trindade, Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife

Informações: 3355.3411

Entrada franca.