NOTÍCIAS

Saúde | 24.09.15 - 11h09

SAMU: 700 alunos são conscientizados sobre uso correto do serviço de urgência

img_alt

As ações educativas têm ajudado a diminuir pela metade o número de trotes registrados. (Foto: Lú Streithorst/PCR)


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) promoveu em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, nesta quarta-feira (23), palestras, atividades e distribuição de material educativo para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Reitor João Alfredo, no bairro Ilha do Leite. A iniciativa que ocorreu dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito foi realizada na quadra e contou com a participação de cerca de 700 alunos do 4º ao 9º ano, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A proposta foi a de conscientizar os estudantes sobre a importância do uso correto do Serviço e prestar orientações sobre como agir em casos de urgência. "Esse é um trabalho de educação permanente. Explicamos a importância de não passar trotes, pois é uma brincadeira de mau gosto que causa prejuízo em todos os sentidos: financeiro, tempo e o mais grave entre eles, a perda de vidas", ressaltou Janaína Melo, instrutora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU.

A estudante Maria Heloísa Portela, de 11 anos, diz ter aprendido mais sobre a profissão de socorrista e como é realizado o atendimento do SAMU. “Quando alguém precisar de socorro, a gente liga para o 192. Aprendi que passar trote atrapalha muito o trabalho deles”. Marcelo Gomes, aluno do 7º ano, gostou da visita dos profissionais à escola. “Agora eu sei fazer um atendimento rápido quando uma pessoa tiver uma parada cardíaca, também fiquei sabendo porque passar trote é errado", falou.

As ações educativas têm ajudado a diminuir pela metade o número de trotes registrados este ano em relação ao ano de 2011. Os trotes são realizados, na maioria das vezes, por crianças no horário de intervalo das escolas. Antes, a cada dez ligações, oito eram trotes. Hoje, esse número caiu para quatro. O número ainda é grande e é por isso que as ações continuam acontecendo.