Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.17 - 19h11

Último dia de programação da 8ª Mostra de Circo do Recife

Com espetáculos às 10h, 16h e 19h, a mostra chega ao fim hoje, no Sítio Trindade, oferecendo gargalhadas gratuitas, encantamento e emoção

 

A 8ª Mostra de Circo do Recife se despede hoje do respeitável público recifense. Durante todo o dia, o Sítio Trindade será palco para acrobacias, truques de magia e muitas palhaçadas. A programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa cedo. Às 10h, a Cia. 2 em Cena apresenta o espetáculo Do Vestido ao Nariz.

Às 16h, o picadeiro recebe o Sonho do Palhaço Preguinho, do American Circo. No mesmo horário, o mágico Rapha Santacruz se apresenta dentro da programação do Recife Antigo de Coração, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. 

Encerrando a 8ª edição da mostra, o Sítio Trindade recebe um grande, variado e colorido desfile de atrações, com números de Los Macachos, Palhaça Suca, Rhayan Gomes, Natália lua, Du Yãndi, Laércio de Assis e Ana Karoline, Circo do Palhaço Mentirinha, Circo Nawellington, Circo Millenium e Colômbia Circo. A gargalhada está garantida.

Ontem também foi dia de alegria no Recife. Às 10h, a Caravana Tapioca convidou o Compaz Governador Eduardo Campos para um divertido chá, apresentando o espetáculo Chá Comigo, uma bem humorada crônica do dia a dia, que se passa ao redor de um fogão.

Mais tarde, a partir das 16h, a lona do Sítio Trindade ficou pequena para tanta risada. A programação começou com o Circo Alves, que apresentou o espetáculo Mambembe: Arte do Povo e seguiu com o Disney Circo desfilando sua Tradição no Picadeiro. 

“Achei excelente. Aliás, somos muito fieis à programação do Sítio Trindade: São João, Mostra de Circo, Carnaval, o que tiver é bom e a gente gosta. Estudei aqui perto quando era pequeno, cresci nesse parque. E faço questão que seja assim também com meus filhos”, contou Evandro de Souza, 50 anos, que saiu de San Martin com a esposa Cibely Souza e os filhos Ellen e Aline, para manter a tradição. 

“É difícil ter evento para criança gratuito. Assegurar a sobrevivência da tradição do circo, ainda mais num parque, sem cobrar nada, é uma grande programação”, disse Sibely Araújo, 30, recepcionista, com a pequena Vitória, 2 anos. 

Para Aurineide de Souza, 51 anos, o circo veio a calhar nesse momento de dificuldade financeira generalizada. “Maravilhosa a programação. Amei. Vou prestigiar até o final. Isso é tão importante para a comunidade. Estamos mesmo precisando rir um pouco”, disse a mãe Jennifer Dantas, 9 anos. 

Habituée, a funcionária pública Jussara Pulsar, moradora do Alto José do Pinho, já tem até metodologia desenvolvida para prestigiar a Mostra de Circo. “Venho todo ano. Reúno uma turma, trago o lanche. A farra é sempre boa. Cultura gratuita é fundamental. É cidadania”, celebrou. 

O picadeiro da mostra também é familiar para Maria Aparecida, 39 anos. “Já vi outras edições. Mas essa foi, de longe, a melhor”, sacramentou.

 

Confira a programação do último dia:

 

Domingo (24)

 

10h – Do Vestido ao Nariz (Cia. 2 em Cena). No Sítio Trindade

 

16h – Roda (Rapha Santacruz). No Recife Antigo de Coração

            O Sonho do Palhaço Preguinho (American Circo). No Sítio Trindade

 

19h – Encerramento: Mostra de Números Circenses (Los Macachos, Palhaça Suca, Rhayan Gomes, Natália lua, Du Yãndi, Laércio de Assis e Ana Karoline, Circo do Palhaço Mentirinha, Circo Nawellington, Circo Millenium e Colômbia Circo). No Sítio Trindade